Azeite de Oliva Extravirgem

Azeite de Oliva Extravirgem

O que é o azeite de oliva extravirgem?

O azeite de oliva extravirgem é feito de 100% de extrato de azeitona de máxima qualidade obtido exclusivamente por meio de procedimentos mecânicos. É o único azeite vegetal extraído de uma fruta. Destaca-se, em sua composição, a presença majoritária de ácido oleico, um ácido grasso monoinsaturado que proporciona inúmeros benefícios para a saúde. O azeite de oliva também é fonte de antioxidantes naturais potentes, como a vitamina E e os polifenóis.Em nível organoléptico, o azeite de oliva extravirgem apresenta excelentes qualidades de aroma e sabor.

Por que escolher os Azeites de Oliva da Espanha?

Á quatro elementos chave que fazem dos Azeites de Oliva da Espanha os melhores do mundo:

Why choose Olive Oils from Spain?

Líderes mundiais em qualidade:

Os Azeites de Oliva da Espanha são os mais premiados do mundo. Na classificação elaborada a cada ano pela organização internacional World’s Best Olive Oils (WBOO) os azeites de oliva extravirgem da Espanha aparecem como os mais premiados.

De fato, na edição 2016/2017, sete dos dez primeiros azeites premiados eram espanhóis. Nossos azeites de oliva extravirgem são reconhecidos e elogiados por consumidores e pelos chefs mais prestigiados do mundo.
We also have over thirty Denominations of Origin, an additional quality guarantee connected to territory.

Líderes mundiais em produção e comercialização:

Na Espanha, são produzidos cerca de 50% dos azeites de oliva do mundo, ou seja, uma entre cada duas garrafas de azeite de oliva do planeta contêm Azeites de Oliva da Espanha. Mais de 340 milhões de oliveiras e o maior bosque humanizado da Terra tornam possível que a Espanha encabece este setor mundialmente. Além disso, a Espanha é também líder mundial na produção de azeite de oliva extravirgem ecológico, exportando anualmente quase 70% de sua produção, vendida em mais de 172 países.

Spain is also the global leader in organic extra virgin olive oil production

Artigos relacionados

Líderes mundiais em inovação:

A posição de liderança da Espanha na produção e comercialização de azeites de oliva se fundamenta na constante inovação. A Espanha conta com o olival mais moderno e produtivo do mundo. Um quarto da superfície de olivais do mundo se concentra na Espanha. Profissionais de todo o mundo visitam nosso país para aprender os últimos avanços técnicos e tecnológicos nas áreas de produção, irrigação, coleta, análise organoléptica, etc. Os lagares e embaladoras (cerca de 1775) também estão na vanguarda da inovação tecnológica mundial.

Líderes mundiais em variedade:

Na Espanha, são cultivadas mais de 260 variedades de azeitonas, cada uma delas com sabores e aromas totalmente definidos, o que faz com que os Azeites de Oliva da Espanha tenham a gama mais ampla de sabores e aromas. Graças a isso, podemos nos orgulhar de que a Espanha tenha azeites de oliva extravirgem para todos os gostos.

Os azeites de oliva têm sido, há milênios, a principal fonte de gordura da alimentação dos povos do Mediterrâneo, o que os converte em um dos pilares dessa dieta, que se fundamenta também no consumo de frutas, verduras, legumes, peixes e uma contribuição limitada de gorduras de origem animal. Isso é conhecido como Dieta Mediterrânea.

Foram os antropólogos da Universidade de Minnesota, Ancel e Margaret Keys, que, na década de 1950, perceberam as virtudes saudáveis do modelo de alimentação típico dos países mediterrâneos. Eles perceberam que os habitantes dessa área tinham níveis de colesterol no sangue claramente mais baixos do que outras populações do Ocidente. A esse modelo de alimentação denominaram Dieta Mediterrânea (Mediterranean Way) e nela descobriram um ingrediente insubstituível: o azeite de oliva.

Foi tão grande o impacto dessa descoberta, que anos depois a UNESCO a declarava Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, consagrando a Dieta Mediterrânea como um dos padrões de alimentação mais saudáveis, equilibrados e fáceis de seguir segundo o The Culinary Institute of America e uma das três dietas recomendadas pelo governo dos EUA atualmente.

Cientistas de todo o mundo concordam que esta é uma das dietas mais variadas, sustentáveis e, sobretudo, saudáveis. Isso foi reconhecido pelo Governo Federal dos EUA em suas orientações alimentares para americanos 2015-2020, que qualificam a Dieta Mediterrânea como uma das mais equilibradas e saudáveis.

 

ensalada aceite de oliva
ensalada aceite de oliva
ensalada aceite de oliva

Claro que não! Como se trata de um azeite extraído do fruto fresco, no grau ideal de madureza, ele transmite os aromas e sabores da azeitona. Dependendo do clima, zona de coleta e variedade da azeitona, pode-se obter uma variedade imensa de aromas e sabores. De fato, na Espanha, são cultivadas mais de 260 variedades de azeitona, e cada uma delas tem sabores e aromas muito característicos.

A cor

O mesmo pode ser dito da cor dos nossos azeites de oliva extravirgem, que contam com uma imensa variedade de tonalidades, oscilando do amarelo palha ao verde intenso. Apesar disso, a cor não é indicativa de qualidade nem sabor, estando mais relacionada com a variedade, o clima e, sobretudo, a época da colheita. As azeitonas de colheita muito precoce, originam azeites de oliva extravirgem de tons mais verdes, porque apresentam um alto teor de clorofila e as mais maduras tendem a uma cor mais dourada.

O sabor

Em quanto ao sabor, podemos encontrar desde os mais intensos e de grande personalidade, até os mais aveludados e doces. Em nenhum dos casos falta a lembrança da fruta, verde ou madura.

Possibilidades infinitas

Você pode desfrutar de azeites de oliva extravirgem elaborados a partir de uma única variedade de azeitona, denominados monovarietais, ou daqueles nos quais se empregaram extratos de diversas variedades, conhecidos como coupage. O ideal é provar diferentes variedades para escolher as preferidas para elaborar cada prato.

Espremer uma azeitona, uma fruta fresca, para obter o melhor azeite de oliva extravirgem, exige um grande cuidado em cada etapa do processo desde o campo. Aqui, devem-se selecionar azeitonas saudáveis no ponto exato de maturação, que ocorre em pleno outono europeu. Uma vez coletadas, são transportadas rapidamente ao lagar, o centro no qual o processo de obtenção é concluído. Ali as azeitonas são limpas e depois moídas, dando origem a uma pasta oleosa cujo volume é composto de cerca de 20% de azeite. O resto é composto de água, caroço e tecidos vegetais. Nesse ponto é necessário separar o azeite dos demais líquidos e dos sólidos. O processo é realizado por meio de centrifugação. O giro em alta velocidade da pasta separa os líquidos dos sólidos, e o azeite da água contida no fruto, graças à diferença de densidades. Só precisamos deixá-lo decantar durante algum tempo, e já está pronto! Agora, basta apenas que um grupo de especialistas certifique que a qualidade, aroma e sabor se ajustam aos elevados padrões do azeite de oliva extravirgem da Espanha para que ele possa ser embalado e enviado a todos os lugares do globo.

Claro! Os azeites de oliva podem ser reutilizados. Sua resistência a altas temperaturas o torna muito mais estável do que outros azeites vegetais, o que permite utilizá-lo várias vezes para fazer frituras, garantindo todas as suas propriedades. Mas é preciso conservá-lo corretamente. Depois de cada fritura, é preciso filtrá-lo com um coador fino para retirar as partículas em suspensão que poderiam deteriorar suas características. Também deve-se guardá-lo em um recipiente opaco. Essas e outras recomendações podem ser vistas no seguinte vídeo:

Os azeites de oliva oferecem um milhão de possibilidades na cozinha, e também fora dela!

São usados de diversas formas nos tratamentos de beleza, são perfeitos para esfoliar a pele e cuidar da acne, mimar o corpo, tirar a maquiagem ou hidratar o cabelo e os lábios devido ao seu altíssimo poder hidratante.

E não são bons somente para você. Os azeites de oliva também beneficiam seus animais de estimação, comprove você mesmo! Se tiver um gato, adicione duas colheradas de azeite de oliva em sua comida para ajudá-lo com as bolas de pelo. E se tiver um cachorro, uma colherada de azeite de oliva pode ajudá-lo a ter um pelo melhor. Experimente e nos conte o resultado!

Mas não é apenas isso. Ele pode ser utilizado para conservar as pedras dos edifícios históricos!

Como você vê, o azeite de oliva extravirgem é mais do que um ingrediente, é um alimento que cuida de você por fora e por dentro. Consuma-o diariamente e desfrute de todos os seus benefícios!

A Dieta Mediterrânea rica em azeite de oliva extravirgem é uma das mais estudadas por médicos e nutricionistas de todo o mundo, que encontraram vários benefícios para nossa saúde, sobretudo na prevenção de doenças relacionadas com maus hábitos alimentares:

Cientistas de todo o mundo puderam constatar o efeito benéfico do seu consumo sobre doenças bastante frequentes, como problemas cardiovasculares e diabetes. Assim, ficou claramente demonstrado no PREDIMED, o estudo sobre o efeito da nutrição na saúde mais importante do mundo. Ele concluiu que as pessoas que consomem azeite de oliva extravirgem diariamente dentro da Dieta Mediterrânea, reduzem em até 30% o risco de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. Uma prova disso é a recomendação feita pela Food and Drug Administration (FDA) que reconhece os benefícios de seu consumo nesses termos.

Da mesma forma, o Estudo PREDIMED demonstrou a capacidade dessa dieta rica em azeite de oliva extravirgem para manter o peso e, até mesmo, reduzi-lo.

Da mesma fora, o Estudo PREDIMED demonstra que a dieta suplementada com azeite de oliva extravirgem tem a capacidade de reduzir em até 40% o risco de desenvolver diabetes.

Além disso, o alto conteúdo de antioxidantes naturais, como vitamina E e polifenóis, ajuda a prevenir o efeito oxidante sobre as células.

Investigadores da Universidade Autônoma de Barcelona asseguram, inclusive, que pacientes que se alimentaram com uma dieta rica em azeite de oliva extravirgem e sofrem de câncer de mama desenvolvem tumores menores e menos agressivos do que quando seguem outro tipo de alimentação.

Como se não bastasse, o azeite de oliva extravirgem também ajuda a melhorar nossa saúde mental em aspectos como a memória, a orientação espacial e a capacidade de cálculo, ao mesmo tempo em que reduz as possibilidades de sofrer depressão, como puderam comprovar os pesquisadores do estudo PREDIMED.

Não existe um azeite mais versátil do que o azeite de oliva extravirgem na cozinha. Ele proporciona aromas e sabores sem mascarar os sabores dos alimentos. Muito pelo contrário: sua virtude é potencializar o sabor de cada prato. Ele se adapta perfeitamente a qualquer técnica de elaboração:

O azeite de oliva extravirgem na cozinha

Recipes
Dressing
Cru, no tempero de saladas, verduras, frutas, legumes, carnes e peixes. Também cru, finalizando pratos frios e quentes, doces ou salgados.
Emulsões
Consiste em unir dois ou mais ingredientes, em princípio difíceis de mesclar, para conseguir uma substância homogênea, volumosa e com uma textura diferente da dos alimentos em separado. O azeite de oliva é o melhor emulsionante, proporcionando, além do seu sabor e aroma único, brilho e uma textura especial e aveludada. A maionese, o “salmorejo” e o “ajo blanco” são receitas típicas de emulsões. Nas emulsões para a elaboração de molhos como maionese, o gravy, vinagretes, alioli, molho de tomate, etc.
Nas frituras
Perfeito para essa técnica culinária, já que, graças à sua estabilidade sob temperaturas altas, ele cria uma camada crocante que impede que o alimento se empape. Assim, obtemos frituras mais leves e suculentas.
Assados e churrascos
No forno ou na grelha, para carnes, peixes, verduras e frutas.
Em marinados
Peixes crus marinados em azeite de oliva extravirgem, como salmão, atum, bacalhau, robalo etc. adquirem uma textura deliciosa.
Guisados
Fazer um guisado com a panela bem tapada. Os componentes crus são cozidos ao mesmo tempo, conservando seus sucos.
Refogados
Cozinhar o alimento a fogo médio-baixo até que fique mole, com uma frigideira ou panela tapada para que não se evaporem os sucos.
Escabeches
Conservar a carne ou o peixe em um caldo frio, composto fundamentalmente de azeite, vinagre, sal, ervas e especiarias.
Sobremesas
Proporciona aromas e sabores frutados que enriquecem qualquer sobremesa e é a opção mais saudável para prepará-las.
Conservas
Ajuda a prolongar a vida útil dos alimentos prontos para o consumo, como queijos, verduras, peixes e carnes. Além disso, os alimentos ficam impregnados dos aromas e sabores do azeite de oliva. As conservas de peixes e mariscos, verduras e legumes, carnes vermelhas e brancas, aves etc. são famosas.
Adobos
Implica submergir os alimentos em um preparado líquido e espesso com base em azeite de oliva extravirgem, especiarias e ervas aromáticas para obter um sabor mais intenso. Podemos adobar tanto carnes como peixes.
Salteados
De moluscos, mariscos ou verduras, como o feijão verde. Técnica indicada para alimentos que precisam de pouco cozimento ou já foram previamente cozidos. A estabilidade do azeite de oliva a altas temperaturas o torna perfeito para esta técnica.
Sua capacidade para emulsionar proporciona texturas leves e aveludadas irresistíveis para qualquer paladar, e suas propriedades saudáveis o convertem na melhor opção possível ao harmonizar sabor e saúde em um só produto: o ouro líquido de nossas cozinhas.

Receitas em destaque

Salmão grelhado com aspargos
4 min
Baixo
1 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 5
(1 votos, promedio: 5,00 de 5)
Canelone de presunto ibérico recheado de tomate e rúcula
4 min
Mídia
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
(0 votos, promedio: 0,00 de 5)
Canapé con geleia de figos, nozes e queijo Arzúa Ulloa
4 min
Mídia
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
(0 votos, promedio: 0,00 de 5)
Abobrinhas com tomates e bacon
4 min
Baixo
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
(0 votos, promedio: 0,00 de 5)
Espeto de chipirones na chapa com alho e salsinha
4 min
Baixo
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
(0 votos, promedio: 0,00 de 5)
Brandade de bacalhau
4 min
Baixo
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
(0 votos, promedio: 0,00 de 5)