QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Objetivos e linhas de atuação

A Interprofissional do Azeite Espanhol é uma organização sem fins lucrativos criada pelas entidades que representam os diferentes operadores do setor do azeite (produtores, cooperativas, industriais, embaladores e exportadores) com o objetivo de servir como um instrumento de melhoraria setorial.

Ver mais

Participação no setor

A Interprofissional do Azeite Espanhol é uma organização que nasceu da iniciativa do setor (produtores de azeite, cooperativas, indústrias, embaladores e exportadores). Coletivos totalmente envolvidos na gestão do dia-a-dia da organização.

Ver mais

Equipa

Pedro Barato Triguero

Presidente

Pedro Barato Triguero ocupa o cargo de presidente da Organização Interprofissional do Azeite Espanhol desde o ano da sua fundação, em 2002. Licenciado em Direito, foi membro do Comité Económico e Social da União Europeia, em Bruxelas, de 1997 a 2007. É presidente da ASAJA, da Federação Espanhola de Trabalhadores Independentes (CEAT) e da Confederação Nacional Espanhola de Produtores de Beterraba e Açúcar de Cana desde 2007. Entre outras distinções, detém a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Agrário, das Pescas e da Alimentação.

Josep Pont Amenós

Vice-presidente

Josep Pont é vice-presidente da Interprofissional do Azeite Espanhol desde 2012 e presidente do Grupo de Trabalho de Promoção. MBA da Universidade da Geórgia, nos EUA. Atualmente é conselheiro delegado do Grupo Borges, onde desenvolveu toda a sua carreira profissional desde 1996. Também obteve o Prémio de Internacionalização da Generalitat da Catalunha e é presidente da Asoliva e Fedoliva. Foi agraciado com a Medalha do Mérito Agrícola pela Generalitat da Catalunha.

Rafael Sánchez de Puerta

Secretário

Rafael Sánchez de Puerta é secretário da Interprofissional do Azeite Espanhol. Engenheiro Agrónomo, é empresário olivareiro. A sua carreira profissional está muito ligada ao setor cooperativo. É presidente da Cooperativa Agroalimentar de Córdova, subdiretor da Dcoop, e presidente do Conselho Setorial do Azeite de Cooperativas Agroalimentares de Espanha. É também presidente do Comité Consultivo sobre o Azeite e a Azeitona da União Europeia, vice-presidente primeiro da Fundação Património Comunal Olivareiro e membro do Comité Consultivo do COI.

Antoni Galcerán i Massó

Porta-vozes

Antoni Galcerán i Massó é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol. Licenciado em Filologia Anglo-Germânica. Empresário agrícola, o seu trabalho tem sido desenvolvido principalmente no campo cooperativo. Na verdade, é secretário da Cooperativa Agrícola i Secció de Crèdit La Palma SCCL, bem como membro do Conselho Reitor da Federació de Cooperatives Agràries de Catalunya e do Conselho Setorial do Azeite de Cooperativas Agroalimentares.

 

Antonio March Hortoneda

Porta-vozes

Antonio March Hortaneda é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol. Empresário oleícola, preside à Almazaras Federadas de España (AFE), bem como lidera a Associació Catalana d’Almassarers i Envasadors d’oli (ACAE). Ocupa a vice-presidência da Organizació de Productors Oliaries de Catalunya (OPOC), sendo tambem membro do Conselho da Denominação de Origem Protegida Siurana (DOP Siurana).

 

Cristóbal Cano Martín

Porta-vozes

Cristóbal Cano Martín é membro do Conselho de Administração da Interprofesional del Aceite de Oliva Español. Bacharel em Ciências Ambientais e Técnico Superior em Prevenção de Riscos Ocupacionais, ele é secretário-geral da organização agrária UPA Jaén desde 2016. Ele também é responsável pelo Setor de Azeite de Oliva da UPA a nível federal. Desenvolveu sua carreira em várias empresas e administrações, até que em 2005 chegou ao Gabinete Técnico da UPA Jaén.

 

Cristóbal Gallego Martínez

Porta-vozes

Cristóbal Gallego Martínez é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol. Engenheiro Técnico Agrícola, especialidade em Explorações Agropecuárias da Universidade de Sevilha, é presidente da Cooperativa Nuestra señora del Pilar e da Jaencoop SCA, bem como da empresa San Miguel Arcángel SA. Vice-presidente da Aceites del Sur-Coosur SA, é também membro do Conselho Reitor de Cooperativas Agroalimentares da Andaluzia, responsável setorial do Azeite e patrono da Fundação Património Comunal Olivareiro e membro do Conselho de Fundação do Olival.

 

Gonzalo Guillén Benjumea

Porta-vozes

Gonzalo Guillén Benjumea é membro do Conselho de Administração da Interprofesional del Aceite de Oliva Español. Ele estudou Administração de Empresas na Universidade de San Pablo (CEU), com um diploma da Universidade Britânica de Wolverhampton – Bacharel em Administração de Empresas. Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto de Empresas de Madrid. Ele é diretor geral e CEO do Grupo Acesur. Detém a presidência da ANIERAC e a vice-presidência da ASOLIVA e da FIAB. Ele também é membro do Conselho de Alimentos e Bebidas da Europa e da Sessão Plenária da Câmara de Comércio de Sevilha, onde preside o Comitê de Internacionalização.

 

Gregorio Gómez López

Porta-vozes

Gregorio Gómez López é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol. Gerente da Sociedad Cooperativa San Sebastián, posição que ocupa simultaneamente com a de gerente da Oleotoledo SL e administrador-diretor da Goyca, Gestión y Servicios de Almazaras SL. Além disso, exerce função de porta-voz da Setorial do Azeite das Cooperativas Agroalimentares de Castilla-La Mancha, membro da setorial nacional das Cooperativas Agroalimentares, patrono da Fundação Conselho Regulador da Denominação de Origem Montes de Toledo e Patrono da Fundação Património Comunal Olivareiro.

 

Gregorio López Martínez

Porta-vozes

Gregorio López Martinez é membro da Junta diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol. Empresário oleícola, é presidente da organização agrícola COAG em Jaen e responsável da Setorial do Azeite da organização. Além disso é patrono da Fundação Património Comunal Olivareiro, membro do Comité Consultivo do COI e também membro da Comissão Consultiva da União Europeia para o Azeite.

 

José Ramón Díaz García

Porta-vozes

José Ramón Díaz García é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol, sendo também membro de vários Grupos de Trabalho criados no âmbito da Organização. Engenheiro Agrónomo da Universidade Politécnica de Madrid (UPM), é professor do Departamento de Produção Agrícola: Fitotecnia do mesmo centro. Técnico da organização agrária ASAJA, coordena e é responsável técnico de diversos setores de atividade. Representa esta organização em grupos de trabalho e comissões consultivas da administração central como a AECOSAN, AICA, OEVV e MAGRAMA.

 

Juan Luis Ávila

Porta-vozes

Juan Luis Ávila é membro da Junta Diretiva da Organização Interprofissional do Azeite Espanhol. Licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Olivicultura e Elaiotecnia, dirige uma exploração olivareira em Jaén. É também secretário provincial da organização agrária COAG, na província de Jaen, e responsável setorial do Azeite da Azeite da COAG da Andaluzia. Acumula estes cargos com a presidência da Cooperativa San Marcos Evangelista de Torrequebradilla.

 

Manuel Alfonso Torres González

Porta-vozes

Manuel Torres é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol. Licenciado em Ciências Económicas ee Empresariais, Doutorado do Departamento de Administração de Empresas, Marketing e Sociologia, tem contribuído como autor ou coautor de mais de 20 publicações científicas e de divulgação. Além da olivareiro e industrial, lidera a Confederação dos Empregadores de Jaén e é vice-presidente da Confederação dos Empresários da Andaluzia. Também preside à INFAOLIVA e INFAOLIVA de Jaen. É também tesoureiro da Fundação do Olival, membro do CES e professor em várias pós-graduações universitárias sobre cultura da oliveira e tecnologia do azeite.

 

Primitivo Fernández Andrés

Porta-vozes

Primitivo Fernández é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite espanhol. É membro igualmente dos Grupos de Trabalho de Promoção de I+D+i e do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Gerais. É Engenheiro Técnico de Hortofruticultura e Jardinagem pela Universidade Politécnica de Madrid. Dirige atualmente a Associação Nacional dos Industriais Embaladores e Refinadores de Óleos Alimentares (ANIERAC). Também é patrono da Fundação do Património Comunal Olivareiro e participa, representando a ANIERAC em organismos nacionais e internacionais, públicos e privados.

 

Rafael Pico Lapuente

Porta-vozes

Rafael Pico é membro da Junta Diretiva da Interprofissional do Azeite Espanhol e responsável pelo Grupo de Trabalho de Promoção. Licenciado em Direito pela Universidad Complutense de Madrid, fez o Mestrado na especialidade de Advogado de Empresa. Diretor-geral da Asoliva. É também patrono da Fundação do Património Comunal Olivareiro e faz parte da Comissão Consultiva da União Europeia e da Comissão Consultiva do Conselho Oleícola Internacional, bem como membro da Junta Diretiva da Federação Europeia das Indústrias Oleícolas (FEDOLIVE) e membro da Interprofissional do Óleo de Bagaço de Espanha.

 

Carlos Mateos García

Grupo de travalho

Membro de vários Grupos de Trabalho da Interprofissional do Azeite Espanhol, Carlos Mateos Garcia é Engenheiro Agrónomo especializado em Fitotecnia da Universidade Politécnica de Madrid. É diretor do Departamento de Setores Agrícolas e Ganadeiros dos Serviços Técnicos da organização agrária COAG. Também participa como especialista em grupos consultivos e grupos de diálogo civil da Comissão Europeia, grupos de trabalho da COPA-COGECA, bem como em comissões setoriais do Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente.

 

David Erice

Grupo de travalho

Membro dos diferentes Grupos de Trabalho da Interprofissional, David é Engenheiro Florestal. Responsável técnico da UPA de azeite e azeitona de mesa, beterraba, culturas herbáceas, algodão, avicultura e tabaco. É presidente do Comité Técnico da AIMCRA (Associação de Investigação para a Melhoria da cultura da Beterraba Açucareira), membro da Comissão Nacional de Avaliação de Produtos Fitossanitários e da Comissão Nacional do Choupo do Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente, e no Grupo de Trabalho do Setor Agrícola da Comissão Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Emprego e Segurança Social.

 

Enrique Francisco Delgado Hidalgo

Grupo de travalho

Enrique Delgado é representante da INFAOLIVA no grupo de trabalho da Interprofissional do Azeite Espanhol. Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia e Letras, a sua atividade profissional tem sido principalmente desenvolvida como empresário agrícola. Desde 1986 que é secretário-geral da APROLIVA GRANADA e membro da Confederação de Empresários. Desde 2009 é secretário-geral da INFAOLIVA, UNAPROLIVA e FADAL, além de membro da Fundação Patromónio Comunal Olivareiro, do Conselho Consultivo da Agência de Informação e Controlo Alimentar e membro observador do Conselho Oleícola Internacional.

 

Iñaki Benito Otazu

Iñaki Benito Otazu

Grupo de travalho

Iñaki Benito Otazu é membro dos grupos de trabalho da Interprofesional del Aceite de Oliva Español. Engenheira Agrônoma pela Universidade Pública de Navarra, desempenha funções de consultora no setor agroalimentar desde 2007. Atualmente faz parte do Departamento de Azeites de Oliva, Azeitonas de Mesa e Algodão de Cooperativas Agroalimentares da Espanha. Ela também é membro observadora do Conselho Consultivo do Comitê Internacional de Azeite.

 

Macarena Sánchez del Águila

Grupo de travalho

Macarena Sánchez del Águila é membro dos Grupos de Trabalho da Interprofissional do Azeite Espanhol. Engenheiro Agrónomo pela Universidade de Córdova, na especialidade de Economia e Sociologia Agrárias. Atualmente é secretária-geral da Almazaras Federadas de España e gerente da Associação Empresarial de Lagares Industriais de Córdova. Além disso, é membro eleito do Plenário da Câmara de Comércio e Indústria de Córdova e da Assembleia da Confederação dos Empresários de Córdova.

 

Teresa Pérez

Diretora

Teresa Perez é Diretora da Interprofesional del Aceite de Oliva Español desde 2008. Engenheira agrónoma pela Universidade Politécnica de Madrid, é especializada em indústrias agroalimentares e alta gestão, e perita em azeites. É executiva da Organização e responsável pela equipa técnica. Definiu, em cooperação com os órgãos governamentais, as estratégias para os diferentes domínios de actividade e dirigiu a sua implementação desde que a primeira extensão da norma se tornou aplicável.

Antonio Martínez

Equipa técnica

Antonio Martinez é o responsável pelo Departamento de Comunicação da Interprofesional del Aceite de Oliva Español desde 2010. Licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, passou grande parte da sua carreira ligado à informação agroalimentar em diferentes meios de comunicação.

 

Belén González

Equipa técnica

Belén González integra o Departamento de Administração da Interprofesional del Aceite de Oliva Español desde 2012. Especializada em Gestão de Empresas, é responsável pelas relações com os fornecedores, bem como pela contabilidade da Organização.

 

Carolina de Jove

Equipa técnica

Carolina de Jove é a Social Media Manager da Interprofesional del Aceite de Oliva Español. Licenciada em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Aberta da Catalunha (UOC) e pósgraduada em Community Manager pela Universidade de Barcelona. Desde fevereiro de 2015, é responsável pela gestão da comunicação da Organização nas redes sociais.

 

Henar Alonso

Equipa técnica

Henar Alonso integra o Departamento de Administração da Interprofesional del Aceite de Oliva Español desde 2011. Diplomada em Publicidade e Relações Públicas pelo INTE e mestre em contabilidade financeira pelo CEF. Responsável pelas relações administrativas com os agentes do setor no que respeita à aplicação da extensão da norma e ao respectivo acompanhamento e controlo.

 

Raquel Díaz

Equipa técnica

Raquel Diaz é Diretora de Marketing da Interprofesional del Aceite de Oliva Español desde 2012. Licenciada em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, é responsável por todas as linhas de promoção nacionais e internacionais da Organização. A sua atividade está centrada na conceção e análise estratégica das campanhas, na avaliação dos resultados, na coordenação de agências internacionais e no acompanhamento das ações desenvolvidas em cada mercado.

 

Sandra García

Equipa técnica

Sandra García é Marketing Manager da Interprofesional del Aceite de Oliva Español desde 2014. Licenciada em Comunicação Audiovisual pela Universidade San Pablo CEU e mestre em Comunicação Empresarial. Integrada no Departamento de Marketing da Organização, as suas funções incluem a conceção, o controlo e a execução das campanhas promocionais da Organização.

 

Oliveira hospitaleira que dás a tua sombra a um homem pensativo e uma água transparente Antonio Machado