OBJETIVOS E LINHAS DE ATUAÇÃO

OBJETIVOS E LINHAS DE ATUAÇÃO

A Interprofissional do Azeite Espanhol é uma organização sem fins lucrativos criada pelas entidades que representam os diferentes operadores do setor do azeite (produtores, cooperativas, industriais, embaladores e exportadores) com o objetivo de servir como um instrumento de melhoraria setorial.

Os nossos objetivos

  • Promover o consumo de Azeites de Espanha em todo o mundo. A Espanha, líder em qualidade e quantidade de azeite produzido e comercializado, é também o maior exportador do mundo. Por essa razão, trabalhamos para que mais consumidores apreciem a qualidade dos nossos azeites, uma qualidade que está ligada à sua origem em Espanha. Para isso, a Interprofissional criou a sua marca de promoção Azeites de Espanha.
  • Impulsionar a inovação. A Interprofissional e impulsiona e lidera uma multiplicidade de programas de I+D+i com o objetivo de promover os processos de inovação nas áreas relacionadas com os azeites: o cultivo, a transformação, o consumo e, claro, a saúde.
  • Além disso, a Interprofissional desempenha um papel de ferramenta de conhecimento. Gera informações que ajudam a indústria a tomar decisões estratégicas, particularmente as ligadas aos mercados.

Um setor unido

A Interprofissional do Azeite Espanhol é um instrumento de melhoria setorial. É por isso que o conjunto do setor promove as ações da Organização, através de contribuições reguladas por um decreto ministerial. O instrumento que define os objectivos e linhas de acção da Interprofissional a desenvolver com essas contribuições chama-se Extensão de Norma (o setor do azeite teve três até agora, a primeira em 2008). A atual estará em vigor até setembro de 2019.

A Extensão de Norma atual prevê que pelo menos 80% dos recursos aportados pelo setor sejam dedicados à promoção do produto, um número que, na realidade, está mais perto de 90%. Desde 2008 foram realizadas cerca de 300 campanhas promocionais em vinte países de quatro continentes, que contribuíram muito positivamente para o aumento das nossas exportações e para a melhoraria da imagem internacional que os consumidores têm do nosso produto. Também é importante notar que, desde então, se têm desenvolvido programas de promoção ambiciosos em Espanha para melhorar o conhecimento dos nossos consumidores sobre o azeite.

Ao impulso de programas estratégicos no domínio da I+D+i são destinados em média 10% do orçamento da organização.

Para mais informações, consulte extensão de norma no BOE.