Numa frigideira aquecer quatro colheres de sopa de Azeite e refogue a cebola cortada em brunoise em fogo baixo (pequenos cubos de 1 a 2 mm de lado).
Quando translúcida, junte a farinha e frite, mexendo sempre até adquirir um tom tostado.
Aqueça o leite, e sem parar de mexer, incorpore-o lentamente na panela até que o bechamel comece a se definir. O truque para obter um croquete de competição está em trabalhar bem a massa; quanto mais tempo se dedicar a esta etapa, mais cremoso e mais suave será o resultado (cerca de 15 minutos). A massa deve estar sempre descolada da frigideira. Reduza o fogo e acrescente o presunto (se você preferir, você pode substituir o presunto por atum, frango, bacon, carne assada, lingüiça, etc.); colocar a gosto a noz moscada e o sal. Sua massa está pronta quando, ao passar a colher, a massa desgrudar facilmente.
Despeje em uma travessa rasa e deixe esfriar a massa antes de moldar os croquetes. Um truque para fazer com que a massa não seque é cobri-la com filmetransparente.
O croquete pode ter muitas formas e tamanhos. A forma tradicional é alongada, mas pode-se fazer redondo ou quadrado.
Independente da forma do croquete, ele não deve ter fissuras para que o depois de empanado esteja perfeito e hermético, e evite que o recheio saia pela frigideira. Uma forma de consegui-lo é utilizar uma colher de servir sorvete ou uma bolsa pasteleira. Poupará tempo e a massa sairá compacta e sem rachaduras.
Um ligeira passada na farinha de rosca vai ajudar a dar forma ao croquete.
Agora, em uma tigela, bata dois ovos. Um truque para dobrar seu volume e render muito mais tempo, é começar a bater as claras e depois as gemas. Você vai ver como se surpreende com o resultado.
Molhar os croquetes no ovo, retirando o excesso, e depois cobrir de novo com a farinha de rosca. Passar o croquete de uma mão para a outra para tirar o que sobra.
Chegamos no final. Fritar em abundante Azeite da Espanha, o truque essencial dessa receita.
A primeira coisa a fazer é ‘selar’ os croquetes, e para isso é fundamental que o azeite esteja muito quente. Dar a volta no primeiro minuto para fechar a crosta, e repetir do outro lado. Descer ao fogo médio e, sempre com cuidado, virar novamente para pegar o tom dourado.
A primeira coisa a fazer é ‘selar’ os croquetes, e para isso é fundamental que o azeite esteja muito quente. Dar a volta no primeiro minuto para fechar a crosta, e repetir do outro lado. Descer ao fogo médio e, sempre com cuidado, virar novamente para pegar o tom dourado.
Retire-os da frigideira e organize-os num papel absorvente para remover o excesso de azeite que pode permanecer.
Temos então estaladiços, suaves e deliciosos croquetes de presunto.
Já falamos sobre sua versatilidade, e o croquete permite inúmeros recheios. Apesar de ser basicamente a mesma preparação, o resultado pode ser completamente diferente. Aqui vamos mostrar-lhe algumas maneiras de fazer isso, que lhe vão agradar muito
60 min
Mídia
60 min
Mídia
Cargando...
Ingredientes
Ingredientes:
Azeite da Espanha
100 gramas de farinha
½ litro de leite
1 cebola pequena
200 gramas de presunto ibérico
Noz moscada
Sal
2 ovos
Pão ralado
Receitas relacionadas
Receitas deliciosas feitas com azeite de oliva da Espanha.