RECEITAS

Croquete de Presunto

Voltar para receitas

2 receitas de croquetes de presunto, fáceis e deliciosas para toda a família. Inclui dicas de fritura!

Não há tapa que faça mais sucesso na Espanha do que um bom croquete. Um aperitivo que agrada tanto os adultos como as crianças. Versátil e prático, o croquete pode ser servido quente ou frio. É perfeito para levar para o trabalho, desfrutar em um dia de piquenique ou servir como aperitivo ou acompanhamento em um jantar entre amigos.

Seu grande segredo? A massa. Ela deve ser firme e suculenta para que, na hora de moldá-la, não tenha pequenas rachaduras e possa ser empanada completamente, evitando que o recheio saia na frigideira. Uma dica para que isso não aconteça, é utilizar um dosador de sorvete para dar forma a cada croquete, e fritar em Azeite de Oliva da Espanha bem quente. Este Azeite é o único capaz de suportar altas temperaturas sem se decompor e nem perder suas propriedades, protegendo os alimentos com uma camada crocante, impedindo que fiquem encharcados de gordura e realçando o seu sabor.

Mas há muito mais a ser dito para conseguir um croquete crocante e saboroso. Todo o processo de preparo está cheio de pequenos detalhes que vamos revelar, e se você quer que eles fiquem espetaculares, o cuidado e o carinho são      fundamentais. Portanto, anote tudo, porque estamos certos de que você vai repeti-los.

A melhor coisa sobre os croquetes é a sua versatilidade.

Você pode prepará-los com o que sobrou de outros dias ou com ingredientes que tem na geladeira! Os croquetes são a receita perfeita para aproveitar as sobras. De presunto, frango, carne cozida, peixe, veganos… você pode prepará-los com uma infinidade de ingredientes! você pode prepará-los com uma infinidade de ingredientes! Podendo ajustar a textura ou cozinhá-los mais densos ou menos, dependendo do gosto de quem estiver comendo. E você também pode mudar o tamanho! Maiores, menores... você pode até dar a eles a forma oval que geralmente têm, ou torná-los mais quadrados.

Como fritar os croquetes corretamente

Ao fritar croquetes, é importante levar em consideração alguns aspectos fundamentais:
  • Use bastante Azeite de Oliva: Certifique-se de usar uma quantidade suficiente de Azeite de Oliva para fritar. Mas lembre-se de que o Azeite de Oliva aumenta de volume ao ser aquecido.
  • O Azeite de Oliva deve estar bem quente: Caso contrário, os croquetes podem perder a forma e criar uma massa que não cozinha corretamente... Fritar os croquetes em Azeite de Oliva quente resultará em uma textura crocante por fora e macia por dentro. Uma delícia!Lembre-se de não ultrapassar os 180°C para preservar todas as propriedades do Azeite de Oliva.
  • O tamanho importa: Na verdade, não importa se são grandes ou pequenos. Você pode escolher o formato que mais gosta! No entanto, deve-se fritar juntos os croquetes do mesmo tamanho para que todos cozinhem uniformemente.
  • Cozinhar em partes:  Não cozinhe todos os croquetes de uma vez. Se forem muitos, faça isso em pequenos grupos para que fritem corretamente.
 Receita 1: Modo de Preparo para Croquetes Tradicionais de Presunto, do restaurante espanhol El Mercado Ibérico
  1. Numa frigideira, aqueça quatro colheres de sopa de Azeite e refogue a cebola cortada em brunoise em fogo baixo (pequenos cubos de 1 a 2 mm de lado).

    Receita de croquetes de presunto ibérico

  2. Quando translúcida, junte a farinha e frite, mexendo sempre até adquirir um tom tostado.

    Croquetes de presunto ibérico

  3. Aqueça o leite e, sem parar de mexer, incorpore-o lentamente na panela até que o bechamel comece a se definir. O truque para obter um croquete perfeito está em trabalhar bem a massa; quanto mais tempo se dedicar a esta etapa, mais cremoso e mais suave será o resultado (cerca de 15 minutos). A massa deve estar sempre descolada da frigideira. Reduza o fogo e acrescente o presunto (se você preferir, você pode substituir o presunto por atum, frango, bacon, carne assada, lingüiça etc.); colocar a gosto a noz moscada e o sal. Sua massa está pronta quando, ao passar a colher, a massa desgrudar facilmente.
  4. Despeje em uma travessa rasa e deixe esfriar a massa antes de moldar os croquetes. Um truque para fazer com que a massa não seque é cobri-la com filme transparente.

Croquetes de presunto ibérico

  1. Independente da forma do croquete, ele não deve ter fissuras para que o depois de empanado esteja perfeito e hermético, e evite que o recheio saia pela frigideira. Uma forma de consegui-lo é utilizar uma colher de servir sorvete ou uma bolsa pasteleira. Poupará tempo e a massa sairá compacta e sem rachaduras.

    Croquetes de presunto ibérico

  2. Uma ligeira passada na farinha de rosca vai ajudar a dar forma ao croquete.
  3. Agora, em uma tigela, bata dois ovos. Um truque para dobrar seu volume e render muito mais tempo, é começar a bater as claras e depois as gemas. Você vai ver como se surpreende com o resultado.
  4. Molhar os croquetes no ovo, retirando o excesso, e depois cobrir de novo com a farinha de rosca. Passar o croquete de uma mão para a outra para tirar o que sobra.
  5. Chegamos no final. Fritar com bastante Azeite da Espanha, o truque essencial dessa receita.
  • A primeira coisa a fazer é ‘selar’ os croquetes, e para isso é fundamental que o azeite esteja muito quente. Dar a volta no primeiro minuto para fechar a crosta, e repetir do outro lado. Descer ao fogo médio e, sempre com cuidado, virar novamente para pegar o tom dourado.
Croquetes de presunto ibérico
  • Retire-os da frigideira e organize-os num papel absorvente para remover o excesso de azeite que pode permanecer.
  • Temos então estaladiços, suaves e deliciosos croquetes de presunto. Já falamos sobre sua versatilidade, e o croquete permite inúmeros recheios. Apesar de ser basicamente a mesma preparação, o resultado pode ser completamente diferente. Aqui vamos mostrar-lhe algumas maneiras de fazer isso, que irão te agradar muito
  • Este Croquete de Presunto é uma receita simples que certamente encantará toda a família.

Croquetes de presunto ibérico

Receita 2: Modo de Preparo para Croquetes empanados com Panko

Conforme mencionamos no início desta receita, a melhor coisa sobre ela é sua versatilidade. Você pode prepará-la com diferentes sabores e também com diferentes tipos de empanamento.

Massa do croquetes:

  1. Em uma panela, adicione o Azeite de Oliva da Espanha e a farinha de trigo (600g) em fogo baixo e mexa até formar um roux, garantindo o cozimento correto até obter uma coloração castanho claro.
  2. Em outra panela, aqueça o leite e o presunto em fogo baixo para pré-aquecer o líquido.
  3. Acrescente o roux pronto ao leite morno e mexa constantemente até obter uma massa consistente. Tenha cuidado para não queimar a massa. Ajuste o sal e a pimenta, adicione a mostarda e mexa novamente.
  4. Transfira a massa para uma assadeira e deixe esfriar.

Montagem e Empanamento:

  1. Com a massa já fria, divida-a em porções e molde no formato desejado.
  2. Empane os croquetes seguindo esta ordem: passe-os na farinha de trigo, depois na gema de ovo e, por fim, na farinha Panko.

Fritura:

  1. Leve os croquetes ao refrigerador para descansar.
  2. Em uma frigideira aquecida a 160°C, frite os croquetes empanados no Azeite de Oliva da Espanha até que fiquem dourados.
Receita de croquetes de presunto ibérico tradicionais

Para obter o resultado perfeito, frite com bastante Azeite de Oliva da Espanha bem quente, e em pequenos grupos. É muito importante que o azeite atinja a temperatura correta e que os croquetes não grudem, pois, caso contrário, o resultado será uma massa muito diferente dos deliciosos croquetes.

Embora esta receita envolva algumas etapas, o resultado final vale a pena. O tempo de preparo total é de aproximadamente 12 horas, incluindo o período de descanso na geladeira. Com um grau de complexidade fácil, esta receita é adequada tanto para cozinheiros iniciantes quanto experientes.

O Croquete de Presunto é um petisco que combina simplicidade com sabor marcante. Com ingredientes de qualidade e um processo de preparo cuidadoso, este petisco é perfeito para surpreender seus convidados em qualquer ocasião. Sirva-os como aperitivo em uma festa ou como acompanhamento em um jantar especial e observe como eles desaparecem rapidamente da bandeja.

60 min
Média
1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas
Cargando...

Ingredientes

Receita 1: Croquetes Tradicionais de Presunto, do restaurante espanhol El Mercado Ibérico

  • Azeite de Oliva da Espanha
  • 100 gramas de farinha
  • ½ litro de leite
  • 1 cebola pequena
  • 200 gramas de presunto ibérico
  • Noz-moscada
  • Sal
  • 2 ovos
  • Pão ralado

Receita 2: Croquetes de presunto empanado com panko

Para a massa:

  •  3 litros de leite
  • 0,600 kg de farinha de trigo
  • 0,600 kg de presunto
  • Mostarda Dijon a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta Tabasco a gosto
  • Azeite de Oliva da Espanha

Para empanar:

  • 0,500 kg de farinha de trigo
  • 0,250 kg de gema de ovo pasteurizada
  • 0,500 kg de farinha Panko
Porções: 6

Receitas relacionadas

Receitas deliciosas feitas com azeite de oliva da Espanha.
Pão com tomate
15 min
Baixo
1 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 51 voto, promedio: 5,00 de 5
Pisto Manchego
60 min
Média
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Receita: Escondidinho com azeite de oliva espanhol
15 min
Baixo
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Sobremesa com Elegância: Bolo de Azeite com Ganache 70%
60 min
Média
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Biscoitos Coloridos
30 min
Média
1 voto, promedio: 4,00 de 51 voto, promedio: 4,00 de 51 voto, promedio: 4,00 de 51 voto, promedio: 4,00 de 51 voto, promedio: 4,00 de 5
Receita: Morcela
30 min
Baixo
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Pudim de Bagas silvestres
30 min
Média
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Espeto de chipirones na chapa com alho e salsinha
30 min
Baixo
2 votos, promedio: 3,00 de 52 votos, promedio: 3,00 de 52 votos, promedio: 3,00 de 52 votos, promedio: 3,00 de 52 votos, promedio: 3,00 de 5
Receita de bolinhos de chuva com azeite de oliva espanhol
15 min
Baixo
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Sopa de abacaxi com biscoito de chocolate branco e um toque de frutas silvestres
60 min
Alto
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Sorvete de azeite de oliva
60 min
Média
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5
Peixe Grelhado com Romanesco Brasileiro
15 min
Baixo
0 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 50 votos, promedio: 0,00 de 5