Blog
Voltar ao Blog
Agosto 24, 2017

Dicas para uma Feijoada mais saudável com Azeite de Oliva

Têm certas coisas da nossa cultura que não podemos negar: adoramos cair na folia do samba e dos carnavais. Mas isso não significa que não podemos cuidar da nossa saúde, inclusive durante a folia. Você lembra destas dicas de como se cuidar durante o Carnaval? A ideia central é manter-se saudável sem ter que renunciar ao imprescindível: futebol, praia, água de coco e feijoada. Quem consegue se resistir a essa delícia tão brasileira?

A feijoada é um dos nossos pratos mais típicos

A feijoada é um dos nossos pratos mais típicos, e também um dos mais conhecidos fora do país. O feijão preto é a base desta receita, assim como o arroz é a base da paella espanhola. A partir daqui, cada família tem sua própria versão, e os macetes para que o prato fique irresistível.

O passo-a-passo da feijoada é simples: colocar o feijão de molho, dessalgar as carnes, cozinhar a foto lento sem se esquecer da folha de louro… para, então, saborear essa delícia!

Mas, agora, queremos compartilhar algumas dicas para que a sua feijoada possa fique muito mais saudável. Preparado? Vamos lá:

Saiba como fazer sua Feijoada mais leve

Sabemos que a feijoada não é o primeiro prato a ser lembrado quando se fala de comida saudável. A carne de porco ajuda a deixar o prato mais pesado. Então, aqui vai aqui a primeira dica: utilize Azeite de Oliva Extra Virgem para todos os passos do refogado. Assim, a feijoada vai ficar mais leve e de fácil digestão.

Falando em refogado, atenção a esta dica de avó: para engrossar o caldo do feijão é importante ir amassando alguns grãos numa frigideira com um alho picadinho e azeite de oliva extravirgem. Depois, é só adicionar esse refogado na panela. Vai ver que, em seguida, o feijão vai ganhando corpo. Repita este passo algumas vezes durante o processo.

Capriche nos acompanhamentos deste prato tão delicioso

Uma boa feijoada

Uma boa feijoada também vem bem acompanhada. Agora vamos dar umas dicas para fazê-los da maneira mais saudável:

  1. Como aperitivo, o caldinho de feijão servido em um copo pequeno é um excelente tira-gosto para abrir o apetite.
  2. Para o arroz branco ficar soltinho, frite-o primeiro com azeite de oliva extravirgem, cebola e alho. Depois, adicione água e sal e mexa por um instante. Deixe ferver até secar.
  3.  A farofa é um dos principais acompanhamentos da feijoada, e é muito simples de fazer: azeite de oliva extravirgem, cebola, alho e farinha de mandioca são a base. Dependendo das suas preferências, você pode acrescentar salsinha, bacon, ovo… o que você gostar mais!
  4. A couve refogada dá um toque verde e saudável, e as rodelas de laranja um toque adocicado. Assim, não se esqueça desse último ingrediente, para dar esse sabor agridoce que todos adoramos.
  5. Para aqueles que têm estômago de ferro, pode fazer um molho de pimenta com azeite de oliva extravirgem e salsinha. Para apimentar a boca dos mais corajosos!

Com essas dicas temos certeza que você vai fazer o maior sucesso entre os seus convidados, e ficar famoso pela feijoada mais saudável!

Comer feijoada é um estilo de vida

Comer feijoada e um estilo de vida

Mas se o que você gosta mesmo é de ir comer este prato fora de casa, lembre-se de que os dias de feijoada nos restaurantes são quarta-feira e sábado. Com certeza você vai achar um lugar especial, que sirvam o prato mais famoso do Brasil exatamente como você gosta!

Além do mais, comer feijoada nas épocas mais frias, como no outono e inverno, ajuda a melhorar a digestão, e também aquecer o corpo quando a temperatura diminui.

Sabemos que a feijoada é uma delícia e, se você utiliza azeite de oliva extravirgem para prepara-la, vai garantir um prato muito mais saudável. Porém, é preciso equilibrar o consumo deste prato com exercícios e com os benefícios da Dieta Mediterrânea. Bom apetite!

0 Comentários

Entradas relacionadas

Como elaboramos o melhor azeite do mundo?

03May | 18 Como elaboramos o melhor azeite do mundo?
Como se obtém o Azeite de Oliva? Que processo se segue para conseguir que tenha o melhor sabor? A qualidade deste produto começa...

Um pedacinho de prazer espanhol: Torrijas de Semana Santa

20Mar | 18 Um pedacinho de prazer espanhol: Torrijas de Semana Santa
Douradas por fora e tenras por dentro. Estamos falando de uma receita deliciosa de origem espanhola e muito apropriada para esta época:...

A febre da ‘’tapa’’

19Feb | 18 A febre da ‘’tapa’’
É a rainha das festas, a princesa do aperitivo e a patrona de qualquer bar espanhol. Uma das embaixadoras mais importantes da...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha