Delicie-se com uma receita especial de Gaspacho

Assim como os vinhos, existem vários tipos de azeites, com suas características de cor, aroma e sabor, resultado das diferentes técnicas de produção e das diferentes variedades de oliva. Mas ao contrário do vinho, quanto mais novo o azeite, maiores serão as suas qualidades.

Cor azeites

Os Azeites de Oliva da Espanha são produzidos a partir das mais de 260 variedades de azeitonas que fornecem azeites de ótimas características organolépticas (sabor e aroma) e analíticas. Mas para preservar essas qualidades, os azeites devem ficar protegidos da luz e do calor.

Estudos mostraram que os povos que adotam a Dieta Mediterrânea têm uma incidência muito menor de doenças cardiovasculares. É nesse cenário que os Azeites de Oliva da Espanha contribuem para uma dieta equilibrada e saudável, graças ao ácido oleico , além de polifenóis e vitamina E presentes em sua composição.

Produtos Dieta Mediterrânea

O  azeite permite a realização de frituras em temperaturas elevadas de até 180ºC sem que o mesmo altere sua estrutura. Isso possibilita frituras crocantes e sequinhas, já que a formação de uma capinha fina evita a absorção do azeite pelo produto. Os Azeites de Oliva estão divididos em três tipos:

  • Azeite de oliva extra-virgem, 100% do suco da azeitona, com excelentes características de sabor e aroma. Indicado no uso de refogados mas também na finalização de pratos, além do uso em saladas e marinadas.
  • Azeite de oliva virgem, 100% de suco de azeitonas com boas características de sabor e aroma. Tem os mesmos usos do azeite de oliva extra-virgem.
  • Azeite de oliva: indicado para o uso em alta temperatura, como nas frituras, é formado pela combinação de azeites de oliva refinados e azeites de oliva virgem ou extra-virgem.

Azeites de Oliva estão divididos em três tipos

Agora que você já conhece um pouco das características dos Azeites de Oliva da Espanha, vamos preparar uma receita de Gaspacho Andaluz, da chef Carla Pernambuco e que utiliza boa quantidade do produto. A região da Andaluzia é a maior produtora de azeite, sendo responsável por mais de 80% da produção espanhola.

Receita de Gazpacho Andaluz

Ingredientes:

  • 1 kg de tomates sem pele nem sementes (maduros e firmes)
  • 200 g de casca de pão
  • 100 ml de vinagre de jerez
  • 500 ml de Azeite de Oliva da Espanha 
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo:

  1. Bata tudo no liquidificador, leve à geladeira e deixe por duas horas no mínimo.
  2. Sirva em tacinhas com um fio de Azeite de Oliva da Espanha no fundo.
  3. Se for servir como entrada, sirva em tigelinhas e ofereça potinhos com cubinhos de presunto serrano, pepinos e pimentões amarelos e verdes.

Gazpacho Andaluz

Escrito por: Marcelo Katsuki  

Crítico de gastronomia do jornal Folha de S.Paulo, colunista da revista Prazeres da Mesa e editor do blog Comes e Bebes, Marcelo Katsuki está há mais de 15 anos no mercado editorial. Adora cozinhar, beber com os amigos, fotografar e viajar para conhecer novas culturas e sabores. É cozinheiro formado pela Escola João Dória Jr. e sommelier pela ABS – Associação Brasileira de Sommeliers.

Se você gostou desta receita, também vai apreciar…

<< Anterior Todos Seguinte >>