Técnicas culinárias com azeite: fritura, mitos e lendas

Mais e mais cozinheiros estão hoje convencidos de que os azeites são a melhor escolha para fritura. E de facto fritar em azeite é saudável, se se souber como. Leu bem. Porque o azeite é o único óleo que pode resistir às altas temperaturas (180° C) sem se decompor ou perder as suas propriedades, e porque é um óleo que  cria uma camada crocante que melhora o sabor dos alimentos, enquanto ao mesmo tempo impede que se embebam de gordura. Assim, o alimento permanece tenro, e mantém as suas vitaminas e propriedades intactas.

Neste vídeo pode ver como fritamos umas espetaculares rabanadas, e como depois de banhadas em azeite ficam macias por dentro e firmes por fora.

É muito muito importante saber fritar bem, já que o ponto delicado desta técnica é que muitas vezes não é feita corretamente e isso provoca alterações na estrutura química do azeite, perdendo grande parte das suas propriedades. Fritar alimentos de forma adequada é sinónimo de saúde. Além disso, de acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Granada, verificou-se que os vegetais fritos em azeite virgem extra melhoram a sua capacidade antioxidante ao transferir os fenóis do azeite para os vegetais. Estes compostos ajudam a evitar a oxidação do colesterol no sangue, um dos factores de risco das doenças cardiovasculares.

E agora, vamos ao que interessa: aprender a fritar saudável e seguindo estes truques para obter uma fritura uniforme, dourada e estaladiça. Redescubra fritura como técnica essencial da sua cozinha!

Fritura

  1. O básico: use azeite suficiente para que os alimentos fiquem completamente cobertos na frigideira e sejam fritos por igual. Evitará que a comida se queime ou fique demasiado mole.
  2. Um pouco de senso comum: meter lentamente no azeite o alimento que se vai fritar. Evitará salpicos desagradáveis (e possivelmente dolorosos), e também que a temperatura do óleo caia abruptamente.
  3. Importante: os alimentos devem ser fritos secos. As gotas da água fazem saltar o azeite!
  4. Não tape a frigideira. Evitará que o vapor se condense e caia sobre o azeite sob a forma de água e, portanto, cause salpicos.

E você, tem algum truque que queira partilhar?

<< Anterior Todos Seguinte >>