Blog
Voltar ao Blog
Julho 23, 2015

O azeite virgem extra, o grande aliado da nossa saúde

Gostamos do sabor. Sabemos que as suas propriedades saudáveis nos beneficiam por dentro e por fora, e, claro, não imaginamos cozinhar sem eles. Azeites são essenciais na vida e cultura espanhola. Além disso, este ouro líquido esconde muitas propriedades saudáveis, com numerosos estudos científicos que suportam os benefícios do consumo.

É o caso da da Universidade Autónoma de Barcelona,onde o Grupo Multidisciplinar do Centro de Estudos do Cancro da Mama começou há 30 anos a estudar o efeito da ingestão de gorduras no desenvolvimento do cancro da mama. Este estudo mostra como o consumo regular de azeite extra virgem pode retardar a progressão deste tipo de cancro. Além disso, os tumores são menos agressivos. Na verdade, os cientistas suspeitam há anos deste relacionamento, que é o que explicaria que a incidência desse tipo de cancro seja significativamente menor na Bacia do Mediterrâneo do que noutros países.

A investigação, dirigida pelo Dr. Eduard Escrich, tem contado com a cooperação da Interprofissional do Azeite Espanhol, e tem demonstrado que o azeite extra virgem é de grande ajuda contra esta doença através de diversos e complexos mecanismos, entre os quais se destaca a sua acção inibidora das vias de proliferação de células tumorais e a indução da sua morte.

Além disso, o azeite extra virgem também demonstrou efeitos benéficos sobre alguns dos factores de risco de doenças cardiovasculares. Neste caso, asseguram-no os cientistas que participaram no estudo Predimed.

De acordo com as suas investigações, o consumo de cerca de três colheres de sopa por dia está ligado a uma redução de 30% no risco de doença cardíaca e mortalidade cardiovascular em grupos de risco que seguem uma Dieta Mediterrânica.

E não se fica por aqui a lista de benefícios para a saúde. O azeite também tem anti-inflamatório, regenerador, hidratante e antioxidante. Na verdade, um outro estudo, desta vez do catedrático de Bioquímica da Universidade de Saragoça, Jesus de la Osada,assinala que o azeite extra virgem contém um componente, o hidroxitirosol, que tem um poder antioxidante mais elevado até do que a vitamina E.

Um alimento, portanto, que, além de delicioso, pode ajudar-nos a ter uma vida mais saudável e a sentir-nos melhor. Introduza-o na sua dieta e comece a desfrutar, para além do sabor, de todos os seus benefícios!

0 Comentários

Entradas relacionadas

Como elaboramos o melhor azeite do mundo?

03May | 18 Como elaboramos o melhor azeite do mundo?
Como se obtém o Azeite de Oliva? Que processo se segue para conseguir que tenha o melhor sabor? A qualidade deste produto começa...

Um pedacinho de prazer espanhol: Torrijas de Semana Santa

20Mar | 18 Um pedacinho de prazer espanhol: Torrijas de Semana Santa
Douradas por fora e tenras por dentro. Estamos falando de uma receita deliciosa de origem espanhola e muito apropriada para esta época:...

A febre da ‘’tapa’’

19Feb | 18 A febre da ‘’tapa’’
É a rainha das festas, a princesa do aperitivo e a patrona de qualquer bar espanhol. Uma das embaixadoras mais importantes da...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha