Blog
Voltar ao Blog

Setembro 05, 2023

Olivoturismo na Espanha: o prazer de viajar a negócios ou lazer e degustar azeites de oliva

Olivoturismo na Espanha: o prazer de viajar a negócios ou lazer e degustar azeites de oliva

Que tal esta ideia para as suas próximas férias ou viagem de negócios? Um roteiro possível inclui uma visita a Finca la Torre, em Málaga, na costa do Mediterrâneo. Lá são produzidos azeites biodinâmicos. O melhor de tudo: por cinco anos consecutivos, a marca ganhou o prêmio de Melhor Azeite de Espanha. Este é apenas um exemplo das muitas oportunidades para desfrutar do olivoturismo na Espanha.

Outro roteiro é viajar até o centro do país, na região de Teruel. Você pode se hospedar no hotel Molí de l’Hereu, que já foi um moinho de azeite e hoje preserva sua história.

Esse passeio pode incluir também a visita a uma oliveira monumental, com mais de 7 metros de diâmetro e milhares de anos, que ainda produz azeitonas. A região de Axarquía tem belas oliveiras monumentais para descobrir e guardar na memória. E, claro, você não pode esquecer os mares de oliveiras nas províncias de Jaén ou Córdoba.

Viajar aos moinhos é conhecer um pouco da cultura ancestral do Mediterrâneo

Segundo Paco Lorenzo Tapia, médico e diretor da Olearum, associação de promotores da cultura do Azeite de Oliva da Espanha, o azeite é um patrimônio cultural que deve ser mostrado ao mundo, e que tem um enorme potencial turístico.

Então, para mergulhar na cultura do azeite, começamos a viagem pelos olivais. O país possui os maiores do mundo. Se não for época de colheita, você pode admirar uma paisagem única, caminhar entre as árvores e conhecer um ecossistema riquíssimo. Mais tarde, pode aprender sobre o processo de produção no moinho e ver todo o maquinário in loco. E é claro que chega o momento de provar e até participar de uma experiência gastronômica completa, em que o azeite se integra harmoniosamente nas receitas.

O azeite é um agregador das cozinhas mediterrâneas, presente na maioria das receitas dos países que compartilham o mar Mediterrâneo. Paco Lorenzo Tapia lembra que o cultivo da oliveira para a produção de azeite chegou ao país com os fenícios, há cerca de 3.000 anos.

Ao longo dos séculos, foram tantos os moinhos e olivais que hoje existem mais de 120 museus do azeite espalhados pela Espanha, que refletem toda a bagagem e cultura da oliveira na Península Ibérica.

Olivoturismo: um motivo para viajar no tempo e no paladar, durante o ano todo

Desse potencial surge o conceito de olivoturismo, ou turismo do azeite. Esse tipo de turismo está ganhando espaço na Espanha, e há muito o que ver em qualquer região do país que se escolha visitar. Antigos moinhos de azeite são restaurados para dar lugar a museus e hotéis, onde os visitantes ou hóspedes podem sentir-se parte da história local.

E qual seria a melhor época para embarcar numa rota de olivoturismo? O ano todo! Mas se você quiser assistir à colheita de azeitonas e à produção de azeites de oliva, recomenda-se ir entre os meses de outubro e janeiro. No entanto, ao longo do ano é possível desfrutar da paisagem e de uma ampla gama de recursos turísticos, como museus e uma imensa oferta gastronômica centrada no azeite de oliva.

Com certeza, ao final da viagem, você estará pronto para apreciar o que torna esses azeites únicos: a união da paisagem, das oliveiras e das pessoas que, respeitando a tradição, não têm medo de inovar.

 

Se quiser ficar por dentro das novidades e testar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, acompanhe nosso Instagram:@azeitesdeolivadaespanha

0 Comentários

Entradas relacionadas

Receita: ideias para jantares leves

19Jun | 24 Receita: ideias para jantares leves
Experimente essas deliciosas e saudáveis receitas para jantares leves que ajudarão você a manter uma alimentação equilibrada sem sacrificar o sabor, graças...

Dicas para remover a maquiagem com azeite de oliva

05Jun | 24 Dicas para remover a maquiagem com azeite de oliva
A remoção da maquiagem e a limpeza de pele feita com o azeite de oliva é uma alternativa natural e sustentável, quando...

O azeite de oliva engorda?

27May | 24 O azeite de oliva engorda?
Considerado um dos ingredientes mais antigos do planeta, o azeite de oliva é um óleo que vem da azeitona, a partir de...

Eu concordo em receber comunicações.

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de Marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha