Blog
Voltar ao Blog

Setembro 05, 2023

6 Variedades de azeitonas da Espanha que você deveria conhecer (são mais de 200!)

6 Variedades de azeitonas da Espanha que você deveria conhecer

As azeitonas são as protagonistas dos melhores azeites de oliva. A oliveira, árvore cujo fruto é a azeitona, é nativa do Mediterrâneo, região que concentra 95% da produção mundial de cerca de 16 milhões de toneladas de azeitonas verdes e pretas e 2,7 milhões de toneladas de azeite de oliva. A Espanha encabeça a lista de países produtores e possui algumas das melhores variedades de azeitonas. Que tal saber mais sobre elas?

“Para muita gente o azeite é apenas isso, azeite. Desconhecem as qualidades de cada uma das suas categorias e, mesmo dentro do azeite de oliva extra virgem, desconhecem que existem diversas variedades de azeitonas. Cada uma delas oferece um sabor diferente, como é o caso dos vinhos e suas uvas”, explica Alfonso Fernández, especialista em azeites de oliva com mais de 25 anos de experiência no setor.

Com a curadoria de Fernández, selecionamos seis variedades de azeitonas espanholas, entre as mais de 200 existentes, que você não pode deixar de experimentar. Além disso, na forma de azeite de oliva extra virgem, podem ser facilmente incluídas em qualquer refeição do dia, e não apenas com acompanhamentos salgados. Também são adequadas para pratos doces: desde iogurte com frutas no café da manhã até sobremesas. O azeite de oliva extra virgem combina com especiarias doces como baunilha, canela, anis estrelado ou noz-moscada.

“Acrescente azeite de oliva aos seus pratos do dia a dia e adapte-o à sua cultura alimentar. Você pode ser agradavelmente surpreendido ao ver como um bom azeite se integra a uma boa receita. O processo de aprendizado e integração é muito divertido”, recomenda Fernández.

 6 Variedades de azeitonas da Espanha que você deveria conhecer

Picual

Principal área de cultivo: metade sul da Espanha, especialmente nas províncias de Jaén, Córdoba e Granada.
“A variedade Picual tem sabor e aroma intensos, com notas amargas e picantes. Curiosamente, a intensidade do amargor e do picante está diretamente relacionada ao alto teor de polifenóis”, diz Alfonso Fernández. “Tem notas de tomate, tomateiro e amêndoa verde e, quando a azeitona amadurece, tem algumas notas agradáveis ​​de folha de figueira.” Os polifenóis, compostos bioativos conhecidos por seus benefícios à saúde, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Hojiblanca

Principal área de cultivo: províncias de Málaga, Córdoba, Granada e Sevilha.
É a variedade mais premiada da Espanha e uma das principais do mundo. «Seu uso é adequado tanto como azeitona de mesa quanto para azeite, mas é no azeite que se expressa em toda a sua amplitude», diz o especialista. Com muita intensidade aromática, a hojiblanca apresenta notas de grama recém-cortada e tomate, além de notas florais de gerânio e ervas aromáticas.

Arbequina

Principal área de cultivo: essa variedade é nativa da Catalunha, mas é cultivada em todo o mundo há décadas.
Segundo Alfonso Fernández, a Arbequina costuma ser a variedade preferida em lugares onde o azeite é pouco conhecido, devido a sua doçura e elegância. Vale esclarecer que a doçura no mundo do azeite é a ausência do amargor. É muito utilizada em blends, que são azeites compostos por diferentes variedades de azeitonas.

Cornicabras

Principal área de cultivo: comum no centro da Espanha, nas regiões de Toledo, Madri, Ciudad Real, Badajoz e Cáceres.
Essa variedade adapta-se muito bem aos invernos frios e aos verões quentes do planalto. Tem um perfil aromático e intenso. No paladar tem a potência de uma maçã doce. «Nos últimos anos, a presença dessa variedade nos mercados aumentou, dando-lhe o lugar que merece», diz Fernández.

Manzanilla cacereña

Principal área de cultivo: região da Estremadura.
Essa variedade costumava ser utilizada principalmente como azeitona de mesa, mas agora é valorizada pela sua elegância e aromas. Quando transformada em azeite de oliva, a Manzanilla cacereña adquire um aroma frutado, com notas de tomate, maçã e ervas.

Empeltre

Principal área de cultivo: a variedade é comum nas regiões espanholas de Aragão e nas Ilhas Baleares.
De perfil doce e muito suave, pode ser consumida como azeitona de mesa. Na versão azeite de oliva extra virgem, apresenta sabor equilibrado entre amargo, picante e doce.

 

Quer acompanhar as novidades sobre os Azeites de Oliva da Espanha Confira nosso perfil no Instagram: @azeitesdeolivadaespanha

0 Comentários

Entradas relacionadas

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo

31Ene | 24 4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo
Conheça 4 ações de sustentabilidade do setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha que impactam positivamente a sociedade e o meio...

Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva

31Ene | 24 Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva
Nestas quatro modalidades da nutrição moderna, a saúde está em primeiro lugar; e nelas, os Azeites de Oliva da Espanha desempenham um...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha