Blog
Voltar ao Blog
Fevereiro 03, 2014

A marca Azeites da Espanha une-se à luta contra o câncer

Hoje não é um dia qualquer. Estamos em um dia de luta. Uma data muito importante em que toda a população mundial se une com a mesma causa: enfrentar o câncer.

Lamentavelmente hoje em dia, morrem de forma prematura mais de sete milhões e meio de pessoas devido a esta doença (de 30 a 69 anos). Por isso, esta doença está considerada como uma das primeiras causas de morte no mundo, segundo a OMS.  

Porém, a situação fica ainda mais preocupante com a informação de que o índice de mortalidade mundial provocado pelo câncer vai aumentar 45% entre 2007 e 2030 (passando de 7,9 milhões a 13,1 milhões de mortes em 2030).

Portanto, hoje dispomos da oportunidade perfeita para conscientizar, aumentar o conhecimento sobre a doença, apoiar os organizações e instituições nessa luta comum. Queremos ecoar e apoiar as novas iniciativas e estratégias para controlar a situação.

Os Azeites de Oliva também lutam contra doença: O cientista Tom C. Karagiannis (Diretor do Departamento de Medicina da Epigenética IDI Instituto Baker do Coração e Diabetes, em Melbourne) realizou uma pesquisa que testava de que maneira o a dieta mediterrânea -cujo elemento base é o Azeite de Oliva– ajuda a proteger nosso organismo das células cancerígenas.

Conforme as investigações realizadas, um dos componentes do Azeite, denominado hidroxitirosol, destrói as células tumorais, evitando ainda sua proliferação e expansão no organismo. Este elemento é um potente antioxidante que, além de possuir propriedades anticancerígenas, possui numerosos benefícios para a nossa saúde.

Este não é único estudo que relaciona o Azeite com o câncer. Eduard Estrich, e sua equipe de investigadores da Universidade Autônoma de Barcelona estão estudando há mais de três décadas o efeito do regime de alimentação na evolução de um tipo de câncer como o câncer de mama. Graças a aplicações em ratos, Estrich conseguiu concluir, que os regimes de alimentação com gorduras Ômega 6 estimulam a progressão do câncer de mama, enquanto que os que possuem Azeite Virgem freiam sua progressão. Apesar de o diretor do estudo afirmar que ainda devemos ser cautelosos com estes resultados, os dados convidam ao optimismo.

Portanto, podemos deduzir que o consumo de Azeite e a luta contra o câncer estão diretamente relacionados. Esta mensagem positiva é o nosso grãozinho de areia nesta dura batalha, que este ano tem como lema “desacreditar os mitos”, com o qual se pretende reduzir o estigma e dissipar lendas sobre o câncer.

Certamente você também vai querer ajudar com sua contribuição, por isso elaboramos uma proposta com quatro ideias para contribuir:

  1. Não perca o site web oficial do Dia Mundial contra o câncer onde explicamos os mitos sobre o câncer.
  2. Use o hashtag mundial para apoiar a causa: #WorldCancerDay
  3.  Se você tiver um perfil em Twitter ou desejar apoiar essa causa de um modo diferente, também poderá utilizar pôsteres e postais.
  4. Participe nos eventos realizados em seu país, utilizando o mapa de eventos

Durante o dia de hoje serão realizados numerosos atos por todo o mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos, serão realizadas doações de sangue e de medula em algumas escolas públicas. Na Alemanha, a luta será por meio da arte. Serão expostas 78 pinturas contra o câncer que, por sua vez, serão vendidas pelo preço de $200 e o montante total coletado será destinado à União Internacional Contra o Câncer.

E você, vai deixar o câncer ganhar essa batalha?

0 Comentários

Entradas relacionadas

Como elaboramos o melhor azeite do mundo?

03May | 18 Como elaboramos o melhor azeite do mundo?
Como se obtém o Azeite de Oliva? Que processo se segue para conseguir que tenha o melhor sabor? A qualidade deste produto começa...

Um pedacinho de prazer espanhol: Torrijas de Semana Santa

20Mar | 18 Um pedacinho de prazer espanhol: Torrijas de Semana Santa
Douradas por fora e tenras por dentro. Estamos falando de uma receita deliciosa de origem espanhola e muito apropriada para esta época:...

A febre da ‘’tapa’’

19Feb | 18 A febre da ‘’tapa’’
É a rainha das festas, a princesa do aperitivo e a patrona de qualquer bar espanhol. Uma das embaixadoras mais importantes da...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha