Blog
Voltar ao Blog

Abril 04, 2023

Receita caseira de Ovo de Páscoa com azeite de oliva de Espanha

Ovo de Páscoa

De acordo com os historiadores, a tradição de presentear ovos durante a Páscoa teve início no século XII, na França. Na época, esses ovos eram feitos de diferentes materiais, como madeira e até mesmo vidro.

A prática de trocar ovos de chocolate se popularizou juntamente com as pâtisseries francesas, e é considerada atualmente como um dos grandes símbolos dessa celebração. Tendo isso em mente, separamos abaixo três receitas de ovos de Páscoa que utilizam azeite de oliva extra virgem de Espanha para você tentar em sua casa.

Ovo de Páscoa tradicional

Ingredientes:

  • 300g de chocolate meio amargo
  • Uma forma de silicone de 100g 
  • Duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem de Espanha

Modo de preparo:

é preciso derreter 200g do chocolate meio amargo, de preferência em banho-maria, e mexer até que o chocolate esteja com uma textura pastosa. Em seguida, os 100g que restaram devem ser ralados e adicionados nessa mistura.

Depois de aguardar até que a mistura esfrie, é necessário colocá-la na forma e reservar na geladeira. O excedente do chocolate derretido é utilizado como recheio, juntamente com o azeite de oliva extra virgem, que precisa ser incorporado até que o chocolate ganhe uma consistência cremosa. Por fim, quando o chocolate já tiver endurecido na geladeira, basta despejar o recheio em seu interior e levar novamente à refrigeração por mais algumas horas.

Ovo de Páscoa com chocolate preto e branco

Ingredientes:

  • 250g de chocolate belga
  • 300g de chocolate branco
  • 150g de creme de leite
  • 75ml de azeite de oliva extra virgem de Espanha 
  • Uma forma de silicone para um ovo de 500g

Modo de preparo:

Em primeiro lugar está o preparo de uma ganache de azeite de oliva extra virgem espanhol, na qual é preciso derreter o chocolate branco em banho-maria, adicionar o creme de leite e, aos poucos, o azeite de oliva extra virgem, até criar uma consistência uniforme. Feito isso, basta reservar e deixar esfriando.

Já para fazer o ovo de Páscoa, é necessário derreter o chocolate belga da mesma forma, colocá-lo na forma e levar para a geladeira até adquirir firmeza. Em seguida, basta rechear com a ganache de azeite de oliva virgem extra espanhol e uma fina camada restante do chocolate belga.

Ovo de Páscoa com geleia de morango

Ingredientes:

  • 300g de chocolate branco 
  • 300g de chocolate meio amargo
  • 50ml de azeite de oliva extra virgem de Espanha 
  • Uma forma de silicone para ovo de 500g

Modo de preparo:

Após derreter os dois tipos de chocolate separadamente, é necessário acrescentar metade do azeite de oliva extra virgem espanhol em cada uma delas, colocar na forma de silicone e levar à geladeira.

Para a geleia de morango que será usada como recheio, é necessário ter uma xícara de chá com morangos picados, meia xícara de chá de açúcar e um suco de meio limão. No preparo, basta colocar todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo por cerca de 10 minutos, depois esperar esfriar e finalmente colocar dentro do ovo de Páscoa.

0 Comentários

Entradas relacionadas

Ideias de receitas low carb

29Abr | 24 Ideias de receitas low carb
Nos dias de hoje, é grande a procura pelos chamados pratos low carb, ou seja, que possuem poucos carboidratos e um baixo...

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo

31Ene | 24 4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo
Conheça 4 ações de sustentabilidade do setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha que impactam positivamente a sociedade e o meio...

Eu concordo em receber comunicações.

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de Marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha