Blog
Voltar ao Blog

Julho 23, 2015

O azeite virgem extra, o grande aliado da nossa saúde

Gostamos do sabor. Sabemos que as suas propriedades saudáveis nos beneficiam por dentro e por fora, e, claro, não imaginamos cozinhar sem eles. Azeites são essenciais na vida e cultura espanhola. Além disso, este ouro líquido esconde muitas propriedades saudáveis, com numerosos estudos científicos que suportam os benefícios do consumo.

É o caso da da Universidade Autónoma de Barcelona, onde o Grupo Multidisciplinar do Centro de Estudos do Cancro da Mama começou há 30 anos a estudar o efeito da ingestão de gorduras no desenvolvimento do cancro da mama. Este estudo mostra como o consumo regular de azeite extra virgem pode retardar a progressão deste tipo de cancro. Além disso, os tumores são menos agressivos. Na verdade, os cientistas suspeitam há anos deste relacionamento, que é o que explicaria que a incidência desse tipo de cancro seja significativamente menor na Bacia do Mediterrâneo do que noutros países.

A investigação, dirigida pelo Dr. Eduard Escrich, tem contado com a cooperação da Interprofissional do Azeite Espanhol, e tem demonstrado que o azeite extra virgem é de grande ajuda contra esta doença através de diversos e complexos mecanismos, entre os quais se destaca a sua acção inibidora das vias de proliferação de células tumorais e a indução da sua morte.

Além disso, o azeite extra virgem também demonstrou efeitos benéficos sobre alguns dos factores de risco de doenças cardiovasculares. Neste caso, asseguram-no os cientistas que participaram no estudo Predimed.

De acordo com as suas investigações, o consumo de cerca de três colheres de sopa por dia está ligado a uma redução de 30% no risco de doença cardíaca e mortalidade cardiovascular em grupos de risco que seguem uma Dieta Mediterrânica.

E não se fica por aqui a lista de benefícios para a saúde. O azeite também tem anti-inflamatório, regenerador, hidratante e antioxidante. Na verdade, um outro estudo, desta vez do catedrático de Bioquímica da Universidade de Saragoça, Jesus de la Osada, assinala que o azeite extra virgem contém um componente, o hidroxitirosol, que tem um poder antioxidante mais elevado até do que a vitamina E.

Um alimento, portanto, que, além de delicioso, pode ajudar-nos a ter uma vida mais saudável e a sentir-nos melhor. Introduza-o na sua dieta e comece a desfrutar, para além do sabor, de todos os seus benefícios!

0 Comentários

Entradas relacionadas

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo

31Ene | 24 4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo
Conheça 4 ações de sustentabilidade do setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha que impactam positivamente a sociedade e o meio...

Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva

31Ene | 24 Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva
Nestas quatro modalidades da nutrição moderna, a saúde está em primeiro lugar; e nelas, os Azeites de Oliva da Espanha desempenham um...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha