I+D+I
Notícias
Voltar para I+D+I
June 25, 2015

Inovações e novas tecnologias no olivar – MECAOLIVAR

No mercado, existem muito poucos equipamentos adaptados aos trabalhos que se realizam no olival tradicional. Por esse motivo, a Interprofesional há anos que impulsiona linhas de desenvolvimento de equipamentos de recolha e de aplicação de fitossanitários que ajudem a resolver este problema. No caso da recolha, a Universidade de Córdoba, com o apoio de várias empresas está a desenvolver diversos equipamentos comerciais que tão só requerem um único operário para a sua gestão, com a subsequente poupança de custos.

Inovações e novas tecnologias no olivar - MECAOLIVAR

Estão a desenvolver-se 6 linhas de trabalho neste ambicioso projeto coordenado pelo professor Gil Ribes. De cada uma das linhas obtêm-se vários protótipos que estarão concluídos em finais de 2015.

As linhas 1 e 2 centram-se em desenvolver, respetivamente, protótipos de ceifeiras-debulhadoras do olival baseadas nos sacudidores de copa e em vibradores do tronco. No primeiro caso, trata-se de uma adaptação à oliveira de sacudidores de copa desenvolvidos para trabalhar em citrinos. Os equipamentos são montados sobre uma plataforma que recolhe, limpa e armazena a azeitona numa grande bolsa e permite um alto nível de derrubamentos. As ceifeiras-debulhadoras baseadas em vibradores de tronco foram pensadas para o olival intensivo e apresentam uma solução integral para a recolha. Estão a ser apresentadas soluções robotizadas e máquinas cavalgantes. A terceira linha de trabalho complementa a anterior, com a melhoria dos sistemas de materiais de aderência de vibradores de tronco, a fim de minimizar possíveis danos à árvore. As linhas 4 e 5 consistem na conceção, desenvolvimento e produção de protótipos de equipamentos para, respetivamente, otimizar a aplicação de produtos fitossanitários sobre a copa das árvores e para otimizar a aplicação de herbicidas no solo, controlo e gestão de coberturas vegetais, no olival tradicional e aplicável ao olival intensivo. Estão a ser trabalhados vários modelos de atomizadores e pulverizadores para estes trabalhos.

A 6ª linha consiste na adaptação das árvores aos protótipos de recolha e de avaliação da deriva provocada pelos equipamentos de aplicação.

Entradas relacionadas

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha