I+D+I
Saúde
Voltar para I+D+I
June 25, 2015

Efeito da ingestão de gorduras no cancro da mama

O Grupo para o Estudo do cancro da mama da Universidade Autónoma de Barcelona, liderado pelo doutor Eduard Escrich, trabalha há já três décadas o efeito do consumo de diversas gorduras na evolução do cancro da mama, assim como os mecanismos moleculares que intervêm na interação entre as substâncias presentes nos óleos e o tumor. A Interprofesional apoia esta equipa em duas grandes linhas, uma experimental (em ratos) e outra em seres humanos. No primeiro caso, estuda o desenvolvimento e a evolução da doença nos animais aos quais é induzida a doença. Uma parte das cobaias é alimentada com uma dieta rica em azeite extra virgem. O resto recebe a mesma dieta mas complementada com óleos de sementes. Os investigadores puderam demonstrar que o azeite extra virgem trava a progressão do cancro da mama e que o faz através de diversos e complexos mecanismos, entre os quais se destaca a sua ação inibidora das vias de proliferação das células tumorais e a indução da sua morte celular (processo conhecido como apoptose).

Por outro lado, os tumores das cobaias alimentadas com dietas de azeite são de menor grau de malignidade (clínico e morfológico). Por oposição, as gorduras ómega 6, contidas nos óleos de sementes, estimulam a progressão do cancro da mama de forma a que os tumores apareçam antes, existem mais cobaias afetadas, um maior número de tumores e estes costumem ser maiores e de maior grau de malignidade.

Efeito-da-ingestao-de-gorduras-no-cancro-da-mama

No caso dos tumores humanos, está a ser caracterizado o perfil lipídico das membranas celulares, o efeito de vários ácidos gordos na eficácia dos tratamentos do cancro da mama e diversos tipos de mutações genéticas. Tudo em relação aos hábitos alimentares das pessoas afetadas pelo cancro da mama. De todos estes estudos, destaca-se o efeito protetor que pode ter o azeite extra virgem na dieta sobre a função de genes implicados nesta doença.

Entradas relacionadas

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha