Você sabe reutilizar seu Azeite de Oliva?

Há algumas semanas oferecíamos umas pequenas recomendações sobre como conservar adequadamente o Azeite de Oliva em casa e hoje vamos passar alguns segredos para poder reutilizá-lo corretamente depois de seu uso em frituras, refogados, etc.…

Muitos consumidores do Azeite de Oliva costumam descartá-lo depois de fritar ou cozinhar com ele porque não sabem que pode ser reutilizado até 5 vezes em ótimas condições!

Além disso, o Azeite de Oliva é o único azeite capaz de suportar altas temperaturas (até 200°) sem se decompor, mantendo intactas todas as suas propriedades e benefícios. Uma ótima informação a considerar na hora de escolher um azeite para as suas receitas.

Por isso, anote e siga ao pé da letra estes pequenos conselhos para fazer um bom uso e reutilizar corretamente os Azeites de Oliva.

 

10 recomendações para a correta reutilização do Azeite de Oliva

  1. Como regra geral, sempre que cozinhar ou fritar com Azeite de Oliva sem superar os 200° ele poderá ser reutilizado.

2. Os alimentos a fritar devem estar o mais secos possível para evitar que soltem água, pois a água favorece sua decomposição.

3. Evite tampar a frigideira para que o vapor não condense e caia no azeite em forma de água.

4. Algo importantíssimo para reutilizar o Azeite de Oliva é filtrá-lo depois de cada uso. Despois de frio, passe-o por uma peneira de tecido 100% algodão ou fibra natural, da forma que mostramos no vídeo a seguir:

5. As embalagens para o armazenamento devem ser de vidro polarizado (para impedir a entrada de luz) ou de aço inoxidável. Evite sempre as embalagens de cobre, ferro e plástico.

6. Mantenha em um lugar fresco e fora do alcance da luz.

7. Sua reutilização é sempre para voltar a cozinhar ou fritar com ele. Não é possível marinar nem usar cru.

8. Não é nunca conveniente misturar azeite novo com o usado.

9. Sua reutilização é uma grande economia de recursos, resultando em um produto muito sustentável, além de orgânico.

10. Quando seu aspecto apresentar uma cor escura e densa é hora de trocá-lo por um novo.

Seguindo estas simples e necessárias recomendações vocês poderão desfrutar sempre dos Azeites de Oliva da Espanha nas melhores condições. Como vocês podem ver, todas elas são simples e fáceis de lembrar e é a melhor maneira de fazer um bom uso e reutilizar o produto corretamente.

Se quiserem conhecer mais sobre os Azeites de Oliva da Espanha, aprender a cozinhar receitas deliciosas e saudáveis e estar informados de tudo o que acontece, sigam a gente no TwitterInstagram e Facebook. Vocês descobrirão tudo o que temos a oferecer.

 

<< Anterior Todos Seguinte >>