Um pedacinho de prazer espanhol: Torrijas de Semana Santa

Douradas por fora e tenras por dentro. Estamos falando de uma receita deliciosa de origem espanhola e muito apropriada para esta época: as rabanadas! É um dos pratos típicos das celebrações da Páscoa na Espanha, do qual temos registros por escrito desde o século XVII, apesar de que muito antes, no século I, os romanos já faziam uma espécie de rabanada com biscoitos de trigo, banhadas em leite e torradas em azeite.

Torrijas

Apesar da origem humilde, sua fama cresceu tanto com a passagem dos anos e seu consumo tem-se espalhado de tal maneira que até os grandes chefs de cozinha espanhóis como Martin Berasategui já as incluiu em seus cardápios.

Martin Berasategui Twitter

São muito fáceis de fazer e seus convidados vãos adorar. Tenha à mão seu Azeite de Oliva da Espanha porque é o ingrediente estrela para que fiquem perfeitas! Convide seus amigos a experimentá-las e inclusive para cozinhar juntos; vocês desfrutarão de uma noite incrível que será culminada pelo sabor destas exclusivas e tradicionais torrijas.

Preparar, apontar... cozinhar!

Tempo de preparo: 

30 minutos

Ingredientes:

  • 1 filão de pão
  • Um litro de leite
  • Azeite de Oliva
  • 4 ramas de canela
  • 3 ovos
  • 1 limão
  • Açúcar

torrijas_Ingredientes

Preparação: 

1. Cortamos as barras de pão em fatias com um centímetro de grossura ou se preferirmos, podemos comprar pão específico para rabanadas no supermercado. O pão não pode ser do dia (pois está muito mole), temos que ir acumulando pão de dias anteriores.

pan de torrijas

2. Quando já tivermos as fatias de pão para torrijas cortadas, colocaremos para ferver o leite junto com os paus de canela, as raspas de um limão e açúcar a gosto. 

ferver canela e casca de limão

3. Depois que o leite esfriar banharemos as fatias de pão, bateremos os ovos e nos prepararemos para fritá-las em uma frigideira com Azeite de Oliva abundante, tal como explicamos no vídeo a seguir:

4. Para terminar, deitamos por cima o açúcar e a canela para dar o toque final de sabor. Também podemos passar as fatias por uma deliciosa mistura de açúcar e canela.

polvilhe açúcar em pó na torrada

Esta não é a única maneira de preparar rabanadas. Existem diferentes variantes dependendo do gosto. Se formos amantes do chocolate, podemos cozinhar rabanadas de chocolate. Para esse efeito, somente temos que acrescentar duas ou três colheres de cacau quando estivermos fervendo o leite. Assim as crianças da casa certamente vão repetir várias vezes.

Também podemos misturar o leite fervido com vinho ou anis, ou ainda acrescentar mel ou açúcar de confeiteiro na última fase da preparação. Inclusive polvilhar açúcar de confeiteiro.

Como podemos observar, as rabanadas oferecem muitas possibilidades. Somente temos que encontrar nossa preferida e começar a trabalhar! Você se atreve a inovar este doce suculento?

<< Anterior Todos Seguinte >>