Blog
Voltar ao Blog

Setembro 13, 2023

Quanto azeite de oliva pode ser consumido por dia?

Bolo de Azeite com Limão

Incluir o azeite espanhol na ementa diária pode ter vários benefícios para a saúde. Para além de melhorar a função cardiovascular. Para usufruir desses benefícios, é importante consumir a quantidade certa de azeite diariamente.

A União Europeia afirma que, para beneficiar dos efeitos antioxidantes dos polifenóis presentes nos azeites virgem extra e virgem, devem ser consumidos pelo menos 20 gramas de azeite por dia (uma colher e meia de sopa). No entanto, os especialistas em nutrição recomendam aumentar esta quantidade para três ou quatro colheres de sopa.

A União Europeia também recomenda a substituição de gorduras saturadas, como as gorduras animais, por gorduras insaturadas, como as encontradas no azeite, para ajudar a reduzir o colesterol.

Ideias para incluir a quantidade certa de azeite na alimentação diária

Embora o azeite seja uma opção de menu versátil e fácil de adotar, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre como adicionar a quantidade certa do ingrediente à sua dieta diária. Pensando nisso, aqui estão algumas sugestões de como incorporar duas colheres de sopa de azeite de forma prática e deliciosa.

1) Puré de batata com azeite e cebolinho

Rápida e fácil, esta receita utiliza apenas alguns ingredientes, que são as batatas, o azeite espanhol, o cebolinho, o alho e temperos a gosto. Depois de cozinhar as batatas em água fervente com sal e dentes de alho por cerca de 20 minutos, basta lavar e cortar as cebolinhas em rodelas de 0,5 cm e reservar. O passo seguinte é passar as batatas e os alhos por um esmagador de batatas ainda quentes e verter lentamente a água da cozedura sobre eles. Finalmente, basta colocar o azeite espanhol numa frigideira em lume médio, adicionar as cebolinhas cortadas e mexer durante cerca de dois minutos antes de adicionar a mistura ao puré de batata e terminar com uma pitada de sal e pimenta.

2) Salada de sardinhas com azeite

Uma opção de salada interessante e saborosa é a salada de sardinha com azeite de Espanha. Para a preparar, utilize um tomate sem sementes picado, uma cebola picada, folhas de acelga ou de alface picadas, uma lata de sardinhas em azeite, meio pepino sem pele nem sementes e duas colheres de sopa de azeite virgem extra de Espanha. Na altura de servir, basta colocar os ingredientes numa tigela e misturá-los bem, depois temperar com azeite virgem extra e sal a gosto.

3) Bolo de limão e azeite

Para além dos pratos salgados, os alimentos também podem dar um sabor especial às receitas doces, como é o caso do bolo espanhol de limão e azeite virgem extra. Os ingredientes necessários para preparar este bolo são 35 g de farinha de trigo, 110 g de farinha de noz, 5 g de fermento em pó, 3 ovos, raspa de dois limões, 130 g de açúcar granulado, 4 colheres de sopa de azeite virgem extra de Espanha, 120 ml de sumo de limão e 230 g de queijo fresco.

Para começar, pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma de bolo com farinha e azeite de oliva espanhol e manteiga. Em seguida, numa tigela, peneire a farinha de trigo e adicione a farinha de nozes, bem como uma pitada de bicarbonato de sódio, fermento em pó e sal. Entretanto, noutra tigela, basta misturar os ovos com o açúcar granulado e bater até a mistura ficar homogénea e com um tom amarelado, acrescentando depois o azeite virgem extra de Espanha, o sumo de limão e o queijo creme. Por fim, deite a massa na forma untada e leve ao forno durante cerca de 45 minutos.

0 Comentários

Entradas relacionadas

Almoço rápido e fácil

22May | 24 Almoço rápido e fácil
Está buscando uma refeição rápida e deliciosa para satisfazer seu apetite em pouco tempo? Hoje trazemos uma seleção de receitas com ingredientes...

Ideias de receitas low carb

29Abr | 24 Ideias de receitas low carb
Nos dias de hoje, é grande a procura pelos chamados pratos low carb, ou seja, que possuem poucos carboidratos e um baixo...

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

Eu concordo em receber comunicações.

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de Marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha