Blog
Voltar ao Blog

March 16, 2023

Como preparar chocolates caseiros com azeite de oliva de Espanha

Bolo de chocolate com azeite de oliva extra virgem da Espanha

Muitas pessoas são apaixonadas por chocolate e azeite, mas nunca sequer cogitaram utilizar ambos em uma mesma receita. No entanto, essa combinação de chocolates com azeite de oliva extra virgem de Espanha que parece tão inusitada está se tornando cada vez mais comum, tanto por criar um sabor único como também por trazer benefícios importantes à saúde, especialmente ao utilizar o chocolate meio amargo.

Para saber mais a respeito, confira a seguir duas receitas de chocolate caseiro com azeite de oliva extra virgem.

Ovo de Páscoa com azeite de oliva extra virgem

Para preparar um delicioso ovo de Páscoa com azeite de oliva extra virgem, é necessário reunir: 

– 300 gramas de chocolate meio amargo

– duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem de Espanha  

– uma forma de ovo de Páscoa de 100 gramas.

Para o preparo, é necessário começar derretendo 200 gramas de chocolate, o que pode ser feito tanto no microondas ou no fogão, em banho-maria, até que o chocolate adquira uma consistência pastosa e homogênea. Depois disso, os 100 gramas restantes devem ser ralados e adicionados à essa mistura.

Após esperar o chocolate esfriar um pouco, basta colocá-lo até o limite da forma, e levar à geladeira. O que sobrar será utilizado como recheio, e é nesse momento que o azeite de oliva extra virgem de Espanha deve ser incorporado e misturado até que o chocolate fique bem cremoso. Feito isso, pegue a forma da geladeira, despeje o recheio no interior do ovo de Páscoa e o coloque na refrigeração novamente, até que ele endureça.

Bolo de chocolate com azeite de oliva extra virgem da Espanha

Os ingredientes dessa receita incluem:

– 4 gemas de ovo e 4 claras em neve

– 2 xícaras de açúcar

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1/3 de xícara de azeite de oliva extra virgem de Espanha

– 1 xícara de chocolate em pó

– 1/2 xícara de leite

– 1 colher de sopa de fermento

– 4 colheres de sopa de café solúvel diluído em um copo de água quente

– 1 colher de essência de baunilha

Para fazer a massa do bolo, é necessário bater as gemas de ovo, a essência de baunilha e o azeite de oliva extra virgem de Espanha por alguns minutos, até que a mistura ganhe uma consistência cremosa. Depois disso, é preciso adicionar o açúcar, deixar bater por mais dois ou três minutos, e na sequência acrescentar aos poucos a farinha, o fermento, o chocolate em pó, o leite, o café diluído e a clara em neve. Durante esse processo, é preciso fazer movimentos delicados, de baixo para cima até criar uma mistura homogênea.

Feito isso, basta despejar em uma forma retangular ou redonda, que esteja untada com azeite de oliva de Espanha e polvilhada com o chocolate em pó. O próximo passo é levar ao fogo médio por aproximadamente 30 minutos. Em seguida, cobrir com papel alumínio e deixar assando por mais 10 ou 15 minutos, e a massa já estará pronta.

Em relação a calda do bolo, a mesma é bem simples de fazer e leva apenas quatro ingredientes. Para prepará-la, basta colocar o equivalente a uma xícara de creme de leite fresco em uma panela em fogo médio, juntamente com 3 colheres de sopa de café solúvel, e mexer até ferver. Após retirar do fogo, é necessário acrescentar 2 xícaras de chocolate meio amargo em pedaços, e misturá-lo até que ele derreta completamente e seja incorporado à essa mistura. Por fim, é só adicionar 2 colheres de sopa de conhaque, e colocar a calda sobre o bolo.

0 Comentários

Entradas relacionadas

Almoço rápido e fácil

22May | 24 Almoço rápido e fácil
Está buscando uma refeição rápida e deliciosa para satisfazer seu apetite em pouco tempo? Hoje trazemos uma seleção de receitas com ingredientes...

Ideias de receitas low carb

29Abr | 24 Ideias de receitas low carb
Nos dias de hoje, é grande a procura pelos chamados pratos low carb, ou seja, que possuem poucos carboidratos e um baixo...

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

Eu concordo em receber comunicações.

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de Marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha