Como elaboramos o melhor azeite do mundo?

Como se obtém o Azeite de Oliva? Que processo se segue para conseguir que tenha o melhor sabor? A qualidade deste produto começa no campo e continua nos moinhos. O sistema de coleta da azeitona (no seu melhor momento de amaduramento e com métodos que preservam sua qualidade) e o sistema de obtenção do azeite são chave para conservar a qualidade do fruto.

O histórico sistema de transformação da Azeitona de Oliva permaneceu invariável durante séculos, enquanto a maioria das inovações deste setor se deram nos últimos cem anos. Na Espanha, líder mundial em Azeites de Oliva, o século XX foi o da revolução tecnológica na produção do ouro liquido. Graças ao esforço do grande investimento realizado, atualmente se produz neste país azeites de qualidade excelente que ocupam, cada ano, os primeiros postos dos certames internacionais mais prestigiados. O processo de obtenção do Azeite de Oliva começa com uma fase prévia na qual se leva a cabo a limpeza das azeitonas.

Na etapa seguinte, a fase de moenda, obtemos o que denominamos de pasta de azeitona. Isto se produz graças a quebra das paredes celulares e a liberação do óleo contido no interior das células. Essa pasta se bate para que as gotas de óleo se juntem na terceira fase deste processo, conhecido como a fase de batida.

Por último, chegamos a fase de separação e centrifugação, na qual se separa o Azeite de Oliva de outros produtos que estão presentes na pasta de azeitona.

Se o azeite obtido mediante este processo, no qual não há intervenção de nenhum elemento químico, cumpre com os requisitos de qualidade para se considerar Extra Virgem ou Virgem, estaria já apto para o consumo. Como você vê, se trata de um suco de frutas.

 Adega de frutas

Se não fosse, o azeite passaria por um processo de refino para a eliminação do sabor e cheiro, através do qual, se combinaria com azeites de oliva virgem ou extra virgem para vender sob a categoria de azeites de oliva

O que está esperando para disfrutar de um produto tão fantástico como os Azeites de Oliva da Espanha? Por que não utiliza-lo em alguma receita típica de seu país?

 Folhas de oliveira

Todos Seguinte >>