Blog
Voltar ao Blog

Novembro 17, 2023

Da África para Minas Gerais: frango com quiabo, símbolo da culinária brasileira

Frango com quiabo, uma delícia da culinária de Minas Gerais

Um dos símbolos da culinária de Minas Gerais, o frango com quiabo tem influências das culturas alimentares africanas. Quer saber mais?

Um dos símbolos da culinária de Minas Gerais, o frango com quiabo, é reconhecido como um prato muito brasileiro, apreciado também por pessoas de outras regiões do país. Como muitas outras receitas brasileiras, o frango com quiabo tem influências das culturas alimentares africanas. 

O quiabo, cujo nome científico é Abelmoschus esculentum, é um vegetal de origem africana que chegou ao Brasil pelas mãos de pessoas escravizadas, que trouxeram sementes de diversos alimentos escondidas entre seus pertences. Há historiadores que acreditam que as mulheres africanas foram fundamentais na criação de diversas culturas agrícolas na América, pois escondiam sementes em seus cabelos e na costura das roupas para atravessar o Atlântico –  foi o que pode ter acontecido com o cultivo do arroz, por exemplo, que se tornou popular no sul dos Estados Unidos durante a escravidão.

No caso do quiabo, o alimento é muito consumido na culinária de Minas Gerais. E, sabendo de sua origem africana, esse consumo não surpreende, já que Minas Gerais foi uma região que recebeu um grande contingente de pessoas escravizadas vindas da África.

“Circunscritos ao casarão, às fazendas e às lavras, sob a vigilância dos senhores, os escravos trabalhavam como fiadores, costureiras, mucamas, pajens, amas-de-leite, roceiros, cozinheiras, ferreiros, etc.”, relata o livro “Escravidão em Minas Gerais”, publicado pelo Arquivo Público Mineiro em 1988.

Embora muitos o considerem um legume, o quiabo é, na verdade, uma fruta. A classificação desse alimento como fruta se deve ao fato de ter sementes em seu interior, assim como os tomates. O cultivo do quiabo foi possível no Brasil graças ao clima quente em grande parte do país, sendo incorporado à culinária local.

A origem do frango com quiabo, um prato tipicamente brasileiro

Diz-se que a origem do frango com quiabo remete ao século XIX, época em que o estado de Minas Gerais tinha dificuldades para trazer outros alimentos dos grandes centros comerciais da época, como Bahia e Rio de Janeiro. Assim, a receita teria sido criada com alimentos encontrados nos quintais das casas de Minas Gerais, com quiabo da horta e galinhas de criação própria – uma junção da África com Brasil que é apreciada até hoje.

O prato tornou-se popular em todo o estado e ganhou lugar nas mesas de todo o país, geralmente acompanhado do tradicional angu, um prato típico brasileiro feito com fubá. Mas também pode ser servido com arroz e acompanhado de farofa de mandioca ou de milho. Um prato do dia a dia, que também faz bonito em ocasiões especiais.

Além de seu apelo cultural, a receita também se beneficia dos nutrientes do quiabo, que possui uma boa quantidade de fibras, vitamina C, ácido fólico e antioxidantes. Com baixo teor calórico, esse fruto também contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio, e suas sementes contêm proteínas.

Ficou com vontade de preparar um delicioso frango com quiabo em casa? O Azeite de Oliva da Espanha adiciona um toque de refinamento a este prato tradicional, que representa a cultura brasileira e serve de lembrete das ricas culturas vindas de África. Confira o passo a passo a seguir.

Frango com quiabo, com um toque de Azeite de Oliva

Ingredientes:

  • 1 kg de coxa e sobrecoxa de frango sem pele
  • Suco de 1 limão
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher de sobremesa de colorau
  • 3 colheres de sopa de Azeite de Oliva da Espanha
  • 20 unidades de quiabo em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate maduro picado
  • 3 dentes de alho picados

Como fazer frango com quiabo:

1) Em uma tigela, coloque o frango e regue com o suco de limão. Adicione os temperos: sal e pimenta a gosto e o colorau. Misture com as mãos para que o tempero se espalhe de forma homogênea sobre as coxas e sobrecoxas de frango. Reserve.

2) Leve uma panela grande ao fogo médio e adicione 1 colher de Azeite de Oliva da Espanha. Junte o quiabo e refogue até dourar levemente. Retire e reserve em outro recipiente.

3) Na mesma panela, aqueça o restante do Azeite de Oliva da Espanha e doure as coxas e sobrecoxas de frango dos dois lados – esse processo deve levar entre 10 e 15 minutos. Não descarte o líquido da marinada do frango, ele vai ser usado no caldo. Retire o frango da panela e reserve em uma travessa.

4) Adicione a cebola à panela e refogue. Junte o alho e o tomate e misture bem com uma colher de pau, para que formem uma pasta.

5) Regue o refogado com uma xícara de água e raspe o fundo da panela para soltar os queimadinhos. Acrescente o líquido da marinada e deixe ferver.

6) Volte o frango para a panela com o caldo, tampe e cozinhe por 20 minutos ou até o frango ficar macio.

7) Acrescente o quiabo reservado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, com a panela destampada. 

8) Sirva a seguir com arroz, anju ou canjiquinha.

Se quiser ficar por dentro das novidades e testar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, acompanhe nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha

0 Comentários

Entradas relacionadas

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo

31Ene | 24 4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo
Conheça 4 ações de sustentabilidade do setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha que impactam positivamente a sociedade e o meio...

Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva

31Ene | 24 Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva
Nestas quatro modalidades da nutrição moderna, a saúde está em primeiro lugar; e nelas, os Azeites de Oliva da Espanha desempenham um...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha