Na Interprofissional do Azeite Espanhol participam todos os profissionais que trabalham em todas as fases de produção e comercialização dos azeites. Somos a voz de 400 mil olivicultores, 1755 lagares, 1500 embaladores e 22 refinarias.

Graças ao seu trabalho, a Espanha apresenta-se como o país líder na produção, comercialização e exportação de azeite, com vendas médias de 1,4 milhões de toneladas por ano nas últimas campanhas, sendo que 62% se destinam ao mercado de exportação.

O nosso setor é um dos mais dinâmicos do sistema agroalimentar espanhol e atua como um motor fundamental da nossa economia.  De facto, os azeites são o terceiro produto alimentar mais exportado pelo nosso país, com 10% das vendas totais da nossa agroindústria.

Isso só é possível graças à tradição da olivicultura e aos vastos campos dedicados a esse fim: 2,5 milhões de hectares de olival mais diversificado e produtivo do mundo, 340 milhões de oliveiras, o que representa a maior superfície de olival do planeta.

Trata-se de um património paisagístico e ambiental que faz parte da nossa cultura, tradição e história. Esse olival apoia-se numa indústria tecnologicamente muito avançada e profissional, capaz de obter azeites da máxima qualidade e de comercializá-los em todo o mundo. Azeites capazes de satisfazer a procura dos consumidores mais exigentes