Blog
Voltar ao Blog

Novembro 28, 2023

Quais são as denominações de origem do Azeite de Oliva na Espanha?

Imagem Andalucia de cima

A Espanha possui 31 Denominações de Origem Protegidas (DOP) e duas Indicações Geográficas Protegidas (IGP) para Azeites de Oliva Extra Virgem. Conheça-as aqui.

Muito conhecidas no caso dos vinhos, para os quais começaram a surgir na primeira metade do século XX, também existem denominações de origem para os Azeites de Oliva da Espanha. Atualmente, a Espanha possui 31 Denominações de Origem Protegidas (DOP) e duas Indicações Geográficas Protegidas (IGP) para Azeites de Oliva Extra Virgem distribuídas por todo o país.

O Azeite de Oliva Extra Virgem começou a ganhar espaço entre os produtores na segunda metade do século XX, quando perceberam que poderiam aumentar a qualidade de seus produtos e, consequentemente, expandir seu mercado. A DOP de Azeite de Oliva Extra Virgem é uma marca de qualidade atribuída aos Azeites de Oliva que atendem a padrões rigorosos, levando em consideração as variedades de azeitonas, o local e o método de produção, e o nível de acidez do azeite.

A denominação de origem também indica a região de origem do azeite, garantindo sua autenticidade. Descubra quais são as DOP e IGP dos Azeites de Oliva da Espanha, aqui em ordem alfabética:

1) DO Aceite Campo de Calatrava – Ocupa o centro da província de Ciudad Real, no centro-sul da Espanha, formando uma unidade morfológica e histórica que se desenvolve em 22 mil hectares de oliveiras das variedades Cornicabra e Picual.

2) DO Aceite Campo de Montiel – A cooperativa de Campo de Montiel, no centro-sul do país, foi fundada em 1993 e é composta por quase 2 mil membros produtores de azeitonas, agrupados em torno de seis lagares de Azeite de Oliva. 

3) DO Aceite de Baix Ebre-Montsià – Os Azeites de Oliva Extra Virgem desta DOP são produzidos em uma das mais antigas e extensas zonas olivícolas da Catalunha, no nordeste da Espanha, com um total de 11 cooperativas de produtores registradas no Conselho Regulador.

4) DO Aceite de L’Emporda – Azeite elaborado a partir das três variedades nativas e exclusivas da área da DOP (Argudell, Curivel e Ley de Cadaqués), na Catalunha, e de uma variedade tradicional (Arbequina), que é cultivada na área desde o século XVIII. A Argudell é a principal variedade e sua presença deve ser majoritária nos azeites produzidos dentro da DOP, com uma porcentagem mínima de 51%.

5) DO Aceite de la Alcarria – A área de produção, produção e engarrafamento da DOP está localizada na região das províncias de Cuenca e Guadalajara, ao leste de Madrid, e é composta por 137 municípios.

6) DO Aceite de la Comunitat Valenciana – Azeite de Oliva obtido de azeitonas das variedades cultivadas na Comunitat Valenciana: Manzanilla Villalonga, Blanqueta, Farga, Serrana de Espadán, Morruda, Cornicabra, Alfafara ou Grosal, Changlot Real, Rojal, Canetera, Nana, Empeltre, Cuquillo, Sollana, Callosina, Llumeta, Millarenca, Borriolenca.

7) DO Aceite de La Rioja – Feito de azeitonas frescas, cultivadas de acordo com práticas culturais tradicionais e colhidas com técnicas modernas, a produção riojana chega a 400 mil litros de Azeite de Oliva por ano, comercializado sob 70 marcas.

8) DO Aceite de Lucena – Azeite de Oliva principalmente da variedade Hojiblanca, também chamada de «Lucentina», e de outras variedades reconhecidas, como Arbequina, Campanil, Chorruo, Lechín, Ocal, Picual ou Tempranilla. Os olivais estão localizados na Andaluzia, no sul da província de Córdoba.

9) DO Aceite de Madrid – O cultivo de oliveiras em Madri, capital da Espanha, está presente desde a época romana. Há evidências arqueológicas dessa presença em vilas, fazendas localizadas nas terras mais férteis dos vales dos rios Tajuña, Jarama e Henares, onde foram encontrados o cultivo de olivais e a produção de Azeite de Oliva Virgem, que remontam ao século III d.C.

10) DO Aceite de Navarra – Navarra, no norte da Espanha, é a região produtora de Azeite de Oliva mais ao norte da Europa, o que resulta em um azeite equilibrado, complexo e extremamente frutado. A DOP Aceite de Navarra está organizada desde 2007.

11) DO Aceite de Terra Alta – A DOP Aceite Terra Alta é composta pelos 12 municípios de Terra Alta, no leste do país: Arnes, Batea, Bot, Caseres, Corbera d’Ebre, Fatarella, Gandesa, Horta de Sant Joan, Pinell de Brai, La Pobla de Massaluca, Prat de Comte e Vilalba dels Arcs. Também fazem parte três municípios da região de Ribera d’Ebre: Ascó, Flix e Riba-roja d’Ebre.

12) DO Aceite del Bajo Aragón – Elaborado com a variedade Empeltre, azeitona preta muito produtiva, de frutificação precoce e nativa da região Bajo Aragón, no nordeste da Espanha. É usada na produção de azeites protegidos em uma proporção mínima de 80%, e a Arbequina e a Royal nunca podem exceder 20%.

13) DO Aceite Monterrubio – A maior parte dos olivais da área geográfica da DOP Aceite Monterrubio é de cultivo mediterrâneo tradicional, com oliveiras centenárias e uma área de aproximadamente 13 mil hectares no sul da Espanha, sendo as variedades predominantes a Cornezuelo e a Picual.

14) DO Aceite Sierra de Moncayo – As variedades de azeitona cultivadas na área de Magallón, no norte da Espanha, são Empeltre, Arbequina, Negral, Verdial e Royal, que se adaptaram e se perpetuaram ao longo dos séculos devido à seleção natural, adaptando-se perfeitamente às condições da região e garantindo um Azeite de Oliva multivarietal com propriedades próprias.

15) DO Antequera – Essa região em Málaga foi uma grande produtora de azeite há 2 mil anos, como atestam cerca de quarenta sítios arqueológicos de moinhos romanos espalhados pela área. Em um deles, o moinho de La Quinta (séculos I a V d.C.), foram encontrados caroços de azeitona fossilizados, que são os ancestrais da variedade Hojiblanca atual.

16) DO Baena – A região de Baena, no sul da Espanha, é uma área com tradição comprovada no cultivo de oliva. Vestígios pré-romanos, romanos e árabes são testemunhas disso. A oliveira mais adequada ao solo e ao clima da região foi a Picudo, considerada a principal variedade desta DOP, onde hoje também se cultiva Hojiblanca, Picual, Lechín Chorrúa ou Pajarero, entre outras.

17) DO Estepa – Estepa é um município na província de Sevilha, comunidade autónoma da Andaluzia, no sul da Espanha. As entidades da DOP alcançam mais de 90% de sua produção como sendo de Azeite de Oliva Extra Virgem.

18) DO Gata-Hurdes – Uma das duas DOPs para o Azeite de Oliva na Extremadura, oeste da Espanha. A variedade utilizada é a Manzanilla Cacereña, nativa da província de Cáceres.

19) DO Les Garrigues – Há 40 anos, a DOP Les Garrigues, na Catalunha, tem o registro de qualidade de seu Azeite de Oliva Extra Virgem da variedade Arbequina. As cidades e os campos do condado de Les Garrigues e a parte sul dos condados de El Segrià e L’Urgell compõem sua área de produção e identidade.

20) DO Montes de Granada – No sul da Espanha, na região de Granada, as principais variedades de azeitonas usadas para produzir os Azeites de Oliva Extra Virgem Montes de Granada são Picual ou Marteña, Loaime e Lucio, e as variedades secundárias são Negrillo de Iznalloz (nativa), Escarabajuelo (nativa), Gordal de Granada e Hojiblanca.

21) DO Montes de Toledo – O cultivo de azeitonas na área de Montes de Toledo, no centro do país, foi introduzido durante as colonizações fenícia e grega, mas ganhou impulso durante o Império Romano. Dada tamanha tradição, desde meados do século XX, a cidade de Mora de Toledo realiza a Fiesta del Olivo, que alcançou renome nacional.

22) DO Montoro-Adamuz – O Azeite de Oiva desta DOP é obtido a partir das variedades de azeitona presentes no sul da Espanha: Picual, Nevadillo Negro, Lechín de Sevilla, Picudo e Carrasqueño de la Sierra. As principais variedades são consideradas a Picual e a nativa Nevadillo Negro.

23) DO Oli de Mallorca – A produção de azeitonas em Mallorca é diferenciada devido às características geoclimáticas da ilha (os solos, o relevo acidentado, a irregularidade das chuvas e a idade avançada das oliveiras), que a tornam adequada para a produção de azeite de qualidade. As variedades de azeitona presentes em Mallorca são Mallorquina, Empeltre, Picual e Arbequina.

24) DO Poniente de Granada – Com as principais variedades sendo Lucio, Hojiblanca, Picudo e Picual, a região de Montefrío, em Granada, no sul da Espanha, produz Azeites de Oliva desde o período medieval (do século V ao VII d.C.).

25) DO Priego de Córdoba – Esta DOP foi registrada em 1997 e compreende uma área de mais de 29 mil hectares de olivares nos municípios de Almedinilla, Carcabuey, Fuente Tójar e Priego de Códoba, no coração do Parque Natural Sierras Subbéticas. Um microclima peculiar e um terreno montanhoso permitiram o desenvolvimento de olivais que produzem azeites de alta qualidade.

26) DO Sierra de Cádiz – A variedade lechin é a que ocupa praticamente os 50% da área cultivada da DOP. É uma variedade produtiva e de maturação precoce. Os Azeites de Oliva protegidos pela DO são da província de Cádiz, antiga região portuária no sul da Espanha. 

27) DO Sierra de Cazorla – Da região da Cazorla, na província de Jaén, sudeste da Espanha, os azeites desta DOP são definidos por um leve amargor. Jaén é abundante na variedade Picual, presente nesses azeites junto com a Royal, variedade nativa da região.

28) DO Sierra de Segura – O fato de ser um olivar de montanha, como é a DO Sierra de Segura, confere aos seus azeites um aroma e sabor intensos de azeitonas frescas. Está localizada em La Puerta de Segura, na província de Jaén – grande produtora de Azeite de Oliva da Espanha.

29) DO Sierra Mágina – A região de Sierra Mágina está localizada na parte centro-sul da província de Jaén, na área que circunda o maciço montanhoso de Mágina, que lhe dá o nome. Possui aproximadamente 60 mil hectares de olivais, cuja variedade predominante é a Picual, e Manzanillo de Jaén vem como uma variedade secundária.

30) DO Siurana – O azeite é elaborado a partir da variedade Arbequina, considerada uma das melhores do mundo. A DO Siurana compreende a região de Reus, na província de Tarragona, comunidade autónoma da Catalunha. 

31) DO Villuercas Ibores Jara – DOP que abrange os 19 municípios e os 8 distritos do Geoparque Mundial da UNESCO Villuercas – Ibores – Jara. O Azeite de Oliva é obtido a partir das variedades mais representativas da Extremadura: Manzanilla Cacereña, Cornicabra e Picual, bem como as variedades Verdial de Badajoz, Morisca e Arbequina.

IGP Aceite de Ibiza/Oli d’Eivissa – O cultivo de oliveiras foi introduzido pelos fenícios na ilha de Ibiza, uma das ilhas Baleares de Espanha, no Mar Mediterrâneo. Oliveiras centenárias são encontradas na ilha, e os agricultores colhem azeitonas principalmente das variedades Arbequina e Picual para extrair o Azeite de Oliva.

IGP Aceite de Jaén – A Indicação Geográfica Protegida (IGP) abrange os 97 municípios que compõem a província de Jaén, maior região produtora de Azeite de Oliva do mundo. A variedade Picual é responsável por 90% da produção, mas também inclui outras variedades, como Arbequina, Picudo, Royal de Cazorla, Hojiblanca, Manzanillo de Jaén e Carrasqueño de Alcaudete.

Se quiser ficar por dentro das novidades e testar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, acompanhe nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha

0 Comentários

Entradas relacionadas

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo

31Ene | 24 4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo
Conheça 4 ações de sustentabilidade do setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha que impactam positivamente a sociedade e o meio...

Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva

31Ene | 24 Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva
Nestas quatro modalidades da nutrição moderna, a saúde está em primeiro lugar; e nelas, os Azeites de Oliva da Espanha desempenham um...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha