Blog
Voltar ao Blog

Outubro 05, 2023

Incorporar a rastreabilidade do azeite de oliva em sua cadeia de valor

A rastreabilidade do Azeite de Oliva da Espanha inclui uma análise meticulosa do produto.
Nos Azeites de Oliva da Espanha, a rastreabilidade garante a pureza. Aqui, abordamos seus principais estágios, os regulamentos que a sustentam e como e por que destacar esses elementos para satisfazer o consumidor consciente.

Os consumidores prestam cada vez mais atenção à origem dos produtos que compram. Eles querem saber mais sobre os olivais onde os Azeites de Oliva da Espanha são produzidos, a tradição de seus moinhos, o cuidado com o meio ambiente, o método de colheita e produção, a pureza de suas embalagens e, em geral, os esforços para reduzir a pegada de carbono e cuidar das comunidades produtoras. Isso é feito por meio de informações obtidas de uma ferramenta de controle de qualidade que está se tornando cada vez mais uma ferramenta de marketing: a rastreabilidade.

A rastreabilidade é o sistema pelo qual é possível acompanhar o percurso de um alimento desde a origem de seus ingredientes até a prateleira da loja. Geralmente é uma ferramenta de controle de qualidade do produto do ponto de vista comercial.

Em um mundo em que a qualidade dos alimentos é uma prioridade indiscutível, a rastreabilidade tornou-se uma garantia reforçada do alimento que chega às prateleiras. Ela consiste em rastrear a origem e o caminho de um produto em toda a sua cadeia de produção e distribuição.

Os Azeites de Oliva da Espanha se beneficiam profundamente dessa ferramenta.

A embalagem é uma parte essencial do processo de rastreabilidade

A atualização de um padrão antigo garante uma rastreabilidade impecável

Embora, desde meados da primeira década do século, a União Europeia tenha estabelecido requisitos para a rastreabilidade dos alimentos, o Azeite de Oliva da Espanha adotou regras mais rígidas desde 2021.

No final de agosto desse ano, o Governo da Espanha aprovou o novo padrão de qualidade para o azeite de oliva. Essa foi uma demanda histórica do setor de azeite de oliva espanhol, já que a regulamentação anterior datava de 1983. Essa medida responde especialmente às novas demandas dos consumidores por transparência em relação a esse gênero alimentício.

Pela primeira vez, todos os participantes da cadeia de valor são obrigados a manter um sistema de rastreabilidade reforçado. Entre outras coisas, para maior controle, cada estágio do processo de produção deve ser coberto por documentos de acompanhamento. Esse sistema de controle, que não existe em nenhum outro país do mundo, coloca a Espanha na vanguarda dos requisitos de qualidade do Azeite de Oliva.

Deve-se observar que a prática de misturar Azeites de Oliva Virgens do ano atual com outros de anos anteriores foi proibida. Com medidas como essa, os consumidores agora têm total certeza sobre a qualidade dos azeites de oliva que compram.

Cada um dos estágios da rastreabilidade que são relevantes para os consumidores

Embora para os produtores e distribuidores existam pontos muito minuciosos em cada estágio da rastreabilidade, esses são os mais importantes no interesse dos consumidores:

  1. Colheita, seleção e lavagem das azeitonas: Nessa etapa, as azeitonas são cuidadosamente selecionadas e colhidas no momento ideal de maturação. Isso resultará em azeites com características sensoriais e de composição desejáveis.
  2. Extração de óleo no moinho: O processo de extração é realizado em condições controladas, garantindo que seja puro e não adulterado.
  3. Embalagens e rótulos: Cada garrafa de Azeite de Oliva é rotulada com informações detalhadas sobre sua origem e detalhes do produtor.
  4. Transporte e distribuição: A cadeia de suprimentos é rigorosamente controlada para evitar a mistura ou a contaminação dos azeites.
  5. Regulação e certificação: Os órgãos reguladores supervisionam todo o processo, garantindo que os padrões de qualidade e autenticidade sejam cumpridos. O Conselho Oleícola Internacional (COI) estabelece padrões internacionais aos quais a Espanha adere rigorosamente. Além disso, as Denominações de Origem Protegida (DOP) e as Indicações Geográficas Protegida (IGP) são selos de qualidade que garantem a origem e a autenticidade dos Azeites de Oliva da Espanha.

Os comerciantes e produtores têm a responsabilidade de destacar esses elementos de rastreabilidade em seus produtos. Convidamos os comerciantes de Azeite de Oliva da Espanha a enfatizar em seus rótulos e materiais de marketing a qualidade e a autenticidade que a rastreabilidade garante. Essa transparência fortalecerá a confiança do consumidor e ajudará a preservar a reputação dos azeites espanhóis como os melhores do mundo.

Se quiser ficar por dentro das novidades e testar mais receitas com os Azeites de Oliva da Espanha, acompanhe nosso Instagram: @azeitesdeolivadaespanha

0 Comentários

Entradas relacionadas

Ideias de receitas econômicas

06Feb | 24 Ideias de receitas econômicas
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o sabor e a qualidade de um prato não dependem de ingredientes caros. Pelo contrário, é...

4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo

31Ene | 24 4 ações de sustentabilidade dos Azeites de Oliva da Espanha com impacto positivo
Conheça 4 ações de sustentabilidade do setor produtor de Azeite de Oliva da Espanha que impactam positivamente a sociedade e o meio...

Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva

31Ene | 24 Dash, mediterrânea, flexitariana e vegana: as dietas atuais e o azeite de oliva
Nestas quatro modalidades da nutrição moderna, a saúde está em primeiro lugar; e nelas, os Azeites de Oliva da Espanha desempenham um...

Eu li e aceito as políticas de privacidade.

Verifique os campos

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha