Muito antes de os frigoríficos terem sido inventados, já se utilizava o Azeite para proteger e conservar os alimentos da oxidação e dos micro-organismos, mantendo na sua quase totalidade todas as vitaminas, proteínas e nutrientes. É por demais conhecida a quantidade de antioxidantes naturais que o Azeite de Espanha possui, que, para além de serem extremamente benéficos para a saúde do nosso organismo, fazem dele um meio adequado para ser usado na conservação dos alimentos. Entre as muitas virtudes do Azeite de Oliva da Espanha há que destacar o seu alto conteúdo em ácido oleico e vitamina E, que nos ajuda na diminuição do envelhecimento da membrana celular, reduzindo a hipertensão e protegendo a saúde das nossas artérias e coração.
Hoje vamos mostrar-lhe como preparar esta deliciosa confitura de cebola. É um ingrediente básico da cozinha, um trunfo que dá aos nossos pratos um toque excelente. Todos deveríamos tê-lo na nossa despensa, pois pode ser a solução para uns aperitivos entre amigos, alegrar-nos uma carne, dar um toque distinto num arroz, ou simplesmente cozinhar com ele uma requintada tortilha.
Combina especialmente bem com queijo de cabra e com fígado, podendo servir de base para vários molhos. De qualquer maneira, esta confitura tem uma infinidade de aplicações na nossa cozinha e aqui dar-lhe-emos algumas indicações que pode anotar no seu livro de receitas em “boas ideias”.
É muito importante que corte a cebola em lâminas e de maneira adequada, para que obtenha uma consistência firme, uma textura delicada e de um aspeto visual rico.
A técnica de confitar não é mais do que cozinhar e conservar alimentos em Azeite Virgem Extra de Espanha, durante um pouco mais de uma hora em fogo muito, muito lento. A sua preparação é muito simples mas leva, no entanto, o seu tempo, tal como todos os grandes prazeres da vida. É aconselhável preparar uma quantidade grande, já que diminui consideravelmente de tamanho e peso ao ser cozinhada. Para além disso, pode congelar-se ou embalar-se em vácuo. Um pequeno conselho: os piores inimigos das conservas são as bactérias, fungos e germes, que podem surgir se não esterilizar bem os recipientes, pelo que tome especial atenção a este facto.
Esta confitura, para além de ser uma grande ajuda na cozinha, vai dar-nos importantes benefícios para a saúde. A cebola contém muito boas propriedades diuréticas e depurativas para o organismo e, ao consumir regularmente Azeite Virgem Extra, 100% sumo de azeitona, estamos a reduzir em 30% o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Sendo um poderoso antioxidante e fonte de vitamina E, protege o nosso coração e cuida das nossas artérias. Falamos, portanto, de uma confitura deliciosa e muito saudável.
Veja receita completa de: Confitura do cebola no Azeite
Aqui apresentamos algumas ideias de como preparar receitas rápidas e deliciosas com esta confitura:
- Tostar umas fatias de pão, deitar uma colher de confitura de cebola e uma rodela de queijo de cabra. Gratinar no forno e, antes de servir, desenhar umas linhas com creme de vinagre balsâmico. Ficará um petisco delicioso. Pode substituir o queijo de cabra por anchovas, ou nozes e passas, ou algumas verduras na chapa como: beringelas, espargos, tomate, etc. A imaginação e o gosto não têm limites.
- Podem elaborar-se com rapidez uns pastéis doces, acrescentando à nossa confitura um toque de açúcar de cana, maçã ralada e canela em pó.
- Serve-se como uma excelente guarnição para algumas carnes, como os lombinhos de porco, ou para peixe, como o salmão.
- Utilizar como ingrediente nos molhos.
- Naqueles dias em que sente mais cansaço e não lhe apetece cozinhar muito, pode fazer uma deliciosa tortilha.
- Asse umas batatas, corte-as ao meio e acrescente a confitura de cebola, toucinho frito em picadinho e queijo camembert, e pode ter um prato estupendo.
0 Comentários